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Indiscipline in schools: working with class meetings in developing morally autonomous children||A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas
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Metadados
Descrição
The problems with discipline and violence in their several manifestations in classrooms in both public and private schools have been a major challenge for educators. Regarding the classroom environment, the purpose of this study was to propose class meetings as a coping mechanism, aiming to build morally autonomous subjects. From the description of situations experienced within the school context by children between seven and eight years old who study in a public elementary school, we tried to emphasize its importance through the analysis of thoughts and the moral development in this group, involving real dilemmas emerging from the familiarity between teacher-student and student-student. The importance of using resources such as class meetings is evidenced in this study which may result in the building of moral autonomy|| http://dx.doi.org/10.5902/198464445062 Os problemas de indisciplina e violência nas escolas nas últimas décadas se configuram num dos principais desafios a preocupar educadores em diversos países. A indisciplina é, em parte, produzida pelas relações interpessoais e esta poderá ser superada com a promoção de um trabalho amplo relacionado aos aspectos sociais. No que tange à sala de aula algumas propostas de superação se apresentam: o self-government (autogoverno) e assembleias de classe. O objetivo do presente estudo é evidenciar a importância das assembléias de classe, visando a construção de sujeitos morais autônomos, através de relações de cooperação, reciprocidade e respeito mútuo, com a perspectiva de superação da indisciplina. A partir da descrição de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de sete e oito anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, procurou-se evidenciar tal importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade (DELVAL, 2002) deste grupo, envolvendo dilemas reais emergidos da convivência entre professor/aluno e aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembléias de sala de aula, fica evidenciada no presente estudo. Portanto, o espaço das assembléias de classe permite experiências conceituais concretas e práticas de democracia na escola, que poderão levar todos os membros da comunidade a vivenciarem um ambiente democrático e respeitoso, contribuindo para a educação e cidadania. Palavras-chave: indisciplina, assembléias de classe, ensino fundamental.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dias, Carmen Lúcia | Colombo, Terezinha Ferreira da Silva
Data
20 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5062 | 10.5902/198464445062
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Education; educação, v. 38, n. 2, maio/ago. 2013; 361-374 | Educación; educação, v. 38, n. 2, maio/ago. 2013; 361-374 | Educação; educação, v. 38, n. 2, maio/ago. 2013; 361-374 | 1984-6444
Assuntos
Indiscipline | Class meetings | Basic Education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliados por pares"