-
Innovations in penal law classes by the use of strategies of teaching ||Inovar aulas em direito penal utilizando estratégias de ensinagem
- Voltar
Metadados
Descrição
This text appeared in the development of a Course of Basic Notions in Law, at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), Campus dos Malês in São Francisco do Conde, State of Bahia, Brazil. It aims to verify the human potential to integrate innovative dynamics using some types of criminal law classes. It is a qualitative research combined with a case study on the real and social situation on which experts and laymen give their opinion. Judicial decisions and Brazilian legislation were also accessed. The public was composed by undergraduate students, who came from Americas, in this case, Brazilians, and African countries, in this case Guinea-Bissau and Mozambique. During the meetings, two teaching strategies were performed: Group of Verbalization versus Group of Observation (GVGO) and Role-Play. The students of the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP) participated actively with much interest in the discussion. However, they had difficulty in arguing in favor or against the criminalization of home schooling, which in 2018, in Brazil, has been the subject of an agenda in the Federal Supreme Court (STF).||Este texto surgiu no decorrer do Curso de Noções Básicas em Direito, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, Bahia. O curso tem por objetivo verificar o potencial humano para integrar dinâmicas inovadoras, utilizando alguns tipos penais em aulas de Direito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa combinada com um estudo de caso sobre a situação real e social sobre a qual opinam especialistas e leigos. Também foram acessadas decisões judiciais e a legislação brasileira. O público se compôs de discentes da graduação oriundos do continente americano, neste caso, brasileiros e de países do continente africano de Guiné-Bissau e Moçambique, sendo este curso. Durante os encontros foram trabalhadas duas estratégias de ensinagem: Grupo de Verbalização versus Grupo de Observação (GVGO) e a Dramatização. Os discentes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram de forma ativa e com muito interesse na discussão, no entanto, apresentaram dificuldades em argumentar serem a favor ou contra a criminalização da educação domiciliar, que, ano de 2018, no Brasil, foi objeto de pauta no Supremo Tribunal Federal (STF).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Aguiar, Reinaldo Pereira de
Data
18 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/44078 | 10.14393/REE-v18n12019-44078
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Reinaldo Pereira de Aguiar
Fonte
Revista Em Extensão; v. 18 n. 1 (2019): Em Extensão; 196-214 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Inovação | Prática pedagógica | Estratégias de ensinagem | Direito Penal | Innovation | Teaching practice | Teaching strategies | Criminal Law
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares