-
Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): paths and detours of an institution of initial teacher training||Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminos y descaminos de una escuela de formación docente||Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminhos e descaminhos de uma escola de formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an analysis of the history of initial teacher training at the Instituto de Educação Estadual Prof. Cesar Prieto Martinez, from 1924 to 1996 (Ponta Grossa – Paraná – Brazil). The research involved the analysis of documents about the creation of the Escola Normal [Normal School] of Ponta Grossa (opened in 1924) and the Institute of Education, analysis of approval, failure and dropout reports and interviews with teachers and former principals. It is indicated that the history of the Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez confirms the relationship between the external forces of society and the pedagogical relationships within the institutions. In addition to the political clashes that reveal the correlation of forces within the state apparatus at certain historical moments, which are determining factors in whether or not educational proposals are achieved, the article highlights the changes in conception that established modifications in the conceptual apparatus in relation to what it means to be a teacher and its importance in society.
Keywords: Initial teacher training. Normal School. Institute of Education.||Este artículo presenta un análisis de la historia de la formación docente en el Instituto de Educação Estadual Prof. Cesar Prieto Martinez, en el período de 1924 a 1996 (Ponta Grossa – Paraná - Brasil). La investigación implicó el análisis de documentos sobre la creación de la Escuela Normal de Ponta Grossa (inaugurada en 1924) y del Instituto de Educación, el análisis de informes finales de aprobación, reprobación y deserción y entrevistas con profesoras y ex directoras. Se indica que la historia del Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez de Ponta Grossa confirma la relación que se entabla entre las fuerzas externas de la sociedad y las relaciones pedagógicas en el interior de las instituciones. Además de los enfrentamientos políticos que revelan la correlación de fuerzas en el interior del aparato estatal en determinados momentos históricos y son decisivos en el logro o no de propuestas educativas, el artículo destaca los cambios de concepción que establecieron modificaciones en el aparato conceptual en relación a lo que significa ser docente y su importancia en la sociedad.
Palabras clave: Formación docente. Escuela normal. Instituto de Educación.||Este artigo apresenta uma análise da história da formação de docentes no Instituto de Educação Estadual Prof. Cesar Prieto Martinez, no período de 1924 a 1996 (Ponta Grossa – Paraná). A pesquisa envolveu a análise de documentos sobre a criação da Escola Normal de Ponta Grossa (inaugurada em 1924) e do Instituto de Educação, a análise de relatórios finais de aprovação, reprovação e evasão e entrevistas com professoras e ex-diretoras. Indica-se que a história do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, de Ponta Grossa, confirma a relação que se trava entre as forças externas da sociedade e as relações pedagógicas no interior das instituições. Além dos embates políticos que revelam a correlação de forças no interior do aparato estatal em determinados momentos históricos, que são determinantes na consecução ou não de propostas educacionais, o artigo destaca as mudanças de concepção que estabeleceram modificações no aparato conceitual com relação ao que significa ser professor e sua importância na sociedade.
Palavras-chave: Formação de professores. Escola Normal. Instituto de Educação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Subtil, Maria José Dozza
Data
12 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23518 | 10.5212/PraxEduc.v.19.23518.059
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; V. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; v. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | 1809-4309 | 1809-4031
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion