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INTEGRATING INNOVATIVE PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES INTO EARLY CHILDHOOD EDUCATION TRAINING PROGRAMS: : A COMPARATIVE ANALYSIS||INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA:: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
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Metadados
Descrição
The aim of this study is to analyze the integration of innovative pedagogical technologies into early childhood education training programs, focusing on play-based learning, project-based learning, augmented reality and virtual reality, and AI-powered tools. The comparative analysis aims to unveil the unique strengths, challenges, and opportunities associated with each approach. The study utilizes a systematic approach, drawing from diverse scientific literature, including articles, conference papers, and books. Through content analysis, the paper identifies key themes, theoretical frameworks, and implementation strategies, followed by a critical analysis of strengths and limitations. The results reveal distinctive strengths: play-based learning excels in holistic development, project-based learning in real-world skills, AR/VR in immersive experiences, and AI-powered tools in personalized learning. Challenges include guidance dependency in play-based learning, varying engagement levels in project-based learning, resource intensiveness in AR/VR, and ethical considerations in AI-powered tools. Opportunities arise in fostering creativity through play-based learning, encouraging critical thinking in project-based learning, providing realistic simulations with AR/VR, and offering adaptive learning experiences with AI-powered tools. In conclusion, the study underscores the immense potential of integrating technologies into training programs. It advocates for the establishment of national standards, comprehensive teacher training, resource facilitation, and international collaboration.||O objetivo deste estudo é analisar a integração de tecnologias pedagógicas inovadoras nos programas de formação da educação pré-escolar, centrando-se na aprendizagem baseada no jogo, na aprendizagem baseada em projectos, na realidade aumentada e na realidade virtual e nas ferramentas alimentadas por IA. A análise comparativa tem como objetivo revelar os pontos fortes, os desafios e as oportunidades únicos associados a cada abordagem. O estudo utiliza uma abordagem sistemática, recorrendo a diversa literatura científica, incluindo artigos, documentos de conferências e livros. Através da análise de conteúdo, o documento identifica temas-chave, quadros teóricos e estratégias de implementação, seguidos de uma análise crítica dos pontos fortes e das limitações. Os resultados revelam pontos fortes distintos: a aprendizagem baseada no jogo destaca-se no desenvolvimento holístico, a aprendizagem baseada em projectos nas competências do mundo real, a AR/VR em experiências imersivas e as ferramentas alimentadas por IA na aprendizagem personalizada. Os desafios incluem a dependência de orientação na aprendizagem baseada em jogos, níveis de envolvimento variáveis na aprendizagem baseada em projectos, intensidade de recursos em AR/VR e considerações éticas em ferramentas alimentadas por IA. Surgem oportunidades para fomentar a criatividade através da aprendizagem baseada em jogos, incentivar o pensamento crítico na aprendizagem baseada em projectos, proporcionar simulações realistas com AR/VR e oferecer experiências de aprendizagem adaptáveis com ferramentas alimentadas por IA. Em conclusão, o estudo sublinha o imenso potencial da integração das tecnologias nos programas de formação. Defende o estabelecimento de normas nacionais, a formação abrangente de professores, a facilitação de recursos e a colaboração internacional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Naida, Ruslana | Berezovska, Liudmyla | Bulgakova, Olena | Kravets, Nadiia | Savchenkova, Mariia
Data
7 de março de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Ruslana Naida, Liudmyla Berezovska, Olena Bulgakova, Nadiia Kravets, Mariia Savchenkova | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 568-595 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 568-595 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 568-595 | 2237-8049
Assuntos
Preschool teachers | Education | Digitalization | Artificial Intelligence | Innovative pedagogical approaches | Professores do ensino pré-escolar | Educação | Digitalização | Inteligência artificial | Abordagens pedagógicas inovadoras
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion