-
Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital
- Voltar
Metadados
Descrição
Abstract: In this article, we explore the collaborative process between performer and composer in the creation of the electrovocal work "Ariedara Amnenia", presented in the Perspectivas Sonoras 2022 concert cycle of the Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). The composition, an integral part of the "Evoé Maria!" project, was inspired by the Brazilian artist Maria Martins (1894-1973) and her sculptures that evoke myths, legends and wild nature, especially those related to the Amazon and the work "O Impossible". Co-creation, mediated by online processes due to the geographic distance between the creators, used specific tools from sound creation programs and explored concepts such as archeology and the mythical dimension of the voice, as discussed by Maletta (2014). The elaboration of "Ariedara Amnenia" was a process of interactive co-creation without hierarchy, where the dissemination and interaction of electronic material was carried out through fixed reproduction support. The work integrates sounds from the Amazon rainforest and various sounds processed in the SuperCollider environment, exploring techniques such as controlling reproduction speed, frequency transposition, spatialization, and echo effects, among others. This first result not only dialogues with the work of Maria Martins but also expands the expressive possibilities of the human voice and electroacoustic music, offering a perspective on the interaction between voice, electronics and mythical themes in contemporary musical creation.||Resumo: Neste artigo, exploramos o processo colaborativo entre intérprete e compositor na criação da obra eletrovocal "Ariedara Amnenia", apresentada no ciclo de concertos Perspectivas Sonoras 2022 do Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). A composição, parte integrante do projeto "Evoé Maria!", foi inspirado pela artista plástica brasileira Maria Martins (1894-1973) e suas esculturas que evocam mitos, lendas e a natureza selvagem, em especial as relacionadas à Amazônia e à obra "O Impossível". A co-criação, mediada por processos online devido à distância geográfica entre os criadores, utilizou ferramentas específicas de programas de criação sonora e explorou conceitos como a arqueologia e a dimensão mítica da voz, conforme discutido por Maletta (2014). A elaboração de "Ariedara Amnenia" foi um processo de co-criação interativa sem hierarquia, onde a difusão e interação do material eletrônico foi realizada por meio de suporte fixo de reprodução. A obra integra sonoridades da floresta amazônica e sons diversos processados no ambiente SuperCollider, explorando técnicas como controle da velocidade de reprodução, transposição de frequências, espacialização, e efeitos de eco, entre outros. Este primeiro resultado não apenas dialoga com a obra de Maria Martins mas também amplia as possibilidades expressivas da voz humana e da música eletroacústica, oferecendo uma perspectiva sobre a interação entre voz, eletrônica e os temas míticos na criação musical contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mendes, Doriana | Simurra, Ivan
Data
4 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78617 | 10.5216/mh.v24.78617
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
música eletrovocal | voz mítica | co-criação compositor-intérprete | tecnologia | Maria Martins
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion