-
International organizations and higher education: propositions of the E2030 agenda||Organizaciones internacionales y educacion superior: propuestas de la agenda E2030||Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030
- Voltar
Metadados
Descrição
Understanding higher education is a complex task. One of the factors that characterizes such complexity is the relationship between different socioeconomic levels that impact in higher education. In the contemporary concert, the global level has been a strong interference in higher education (AUTHOR, 2019a) and gives a marked importance to internationalization, which has led us to analyze conceptions and proposals from international organizations, for this level of education. This understanding is configured in an umbrella with its multiple sticks, constituting a shelter from the weather of a global world that faces traditional university models and 21st century university models that live with configurations of emerging contexts. (AUTHOR, 2014). To address this factor, we analyzed global and regional perspectives, the latter focused on Latin America and the Caribbean, for obvious reasons and, we raised considerations to (re) think the Internationalization of Higher Education. The text has the character of identifying, selecting and systematizing proposals from emblematic international organizations for higher education, extracted from official documents and available online, through qualitative analysis.||Comprender la educación superior es una tarea compleja. Uno de los factores que caracteriza tal complejidad es la relación entre los diferentes niveles socioeconómicos que impacta en la educación superior. En el concierto contemporáneo, el nivele global ha sido una fuerte interferencia en la educación superior (AUTOR, 2019a) y otorga una marcada importancia a la internacionalización, lo que nos ha llevado a analizar las concepciones y propuestas de las organizaciones internacionales para este nivel de educación. Esta comprensión está configurada como un paraguas con sus múltiples barras, constituyendo un refugio contra el clima de un mundo global que enfrenta modelos universitarios tradicionales y modelos universitarios del siglo XXI que viven con configuraciones de contextos emergentes. (AUTOR, 2014). Para dar cuenta deses factores, analizamos las perspectivas globales y regionales, esta última centrada en América Latina y el Caribe, por razones obvias, y planteamos consideraciones para (re) pensar en la Internacionalización de la Educación Superior. El texto tiene el carácter de identificar, seleccionar y sistematizar propuestas de organizaciones internacionales emblemáticas para la educación superior, extraídas de documentos oficiales y disponibles en línea, mediante análisis cualitativo.||Compreender a educação superior é uma tarefa complexa. Um dos fatores que caracteriza tal complexidade são as relações entre diversos níveis socioeconômicos que impacta a educação superior. No concerto da contemporaneidade, o nivel global tem sido uma forte interferência na educação superior (AUTOR, 2019a) e confere uma importância marcada à internacionalização. Esse contexto nos levou a analisar concepções e propostas de organismos internacionais, para esse nível de ensino. Essa compreensão se configura em um guarda-chuva com suas múltiplas varetas, constituindo-se em um abrigo para as intempéries de um mundo global que se defronta com modelos de universidade tradicional e modelos de universidade do século XXI que convivem com configurações de contextos emergentes. (AUTOR, 2014). Para dar conta desses fatores analisamos perspectivas global e regional, essa última voltada à América Latina e Caribe, por óbvias razões e, levantamos considerações para (re) pensar a Internacionalização da Educação Superior. O texto tem um caráter de identificação, seleção e sistematização de proposições de organismos internacionais emblemáticos para a educação superior, extraídos de documentos oficiais e disponíveis on line, através de análise qualitativa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Morosini, Marília Costa | Mentges, Manuir José
Data
13 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659308 | 10.20396/etd.v22i3.8659308
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 3 (2020): Internationalization in higher education: assumptions, meanings and impacts; 632-650 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Internacionalización en la educación superior: supuestos, significados e impactos; 632-650 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 3 (2020): A Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos; 632-650 | 1676-2592
Assuntos
Higher education | Higher education internationalization | International organizations | E2030 agenda | Educação superior | Internacionalização da educação superior | Organismos internacionais | Agenda E2030 | Educación superior | Internacionalización de la educación superior | . Organizaciones internacionales | Agenda E2030
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto