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Intersectionality and Black Women: Narratives of Crossings in Graduate School||Interseccionalidad y Mujeres Negras: Narrativas de Cruces en el Posgrado||Interseccionalidade e as Mulheres Negras: Narrativas e Atravessamentos na Pós-Graduação
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Metadados
Descrição
This article aims to problematize the intersections that cross black women in graduate school. For this, we articulate the narratives as a methodological instrument: the reflections and concerns of a black quilombola woman, Prof. Dr. Rosinalda Olasení Corrêa da Silva Simoni. Furthermore, we propose a dialogue with the production of black women intellectuals, having the decolonial contribution as a tool for understanding and making visible the struggles against coloniality. Thus, we seek to identify and understand the tactics to (re)exist, in the midst of the oppressions of a racist, sexist and patriarchal society. We suggest, throughout the work, an introduction to decolonial thinking, as the structural problems of society are addressed and the need to tread a path of resistance and struggle in order to break with the patterns inherited by colonialism is perceived.
||Este artículo tiene como objetivo problematizar las intersecciones que atraviesan las mujeres negras en el posgrado. Para ello, articulamos las narrativas como instrumento metodológico: las reflexiones e inquietudes de una mujer negra quilombola, la Prof. Dr. Rosinalda Olasení Corrêa da Silva Simoni. Además, proponemos un diálogo con la producción de los intelectuales negros, utilizando el aporte decolonial como herramienta para comprender y visibilizar las luchas contra la colonialidad. Buscamos así identificar y comprender las tácticas para (re)existir, en medio de las opresiones de una sociedad racista, sexista y patriarcal. Sugerimos, a lo largo del trabajo, una introducción al pensamiento decolonial, pues se abordan los problemas estructurales de la sociedad y se percibe la necesidad de transitar un camino de resistencia y lucha para romper con los patrones heredados por el colonialismo.||Este artigo tem como objetivo problematizar as interseções que atravessam as mulheres negras na pós-graduação. Para isso, articulamos as narrativas como instrumento metodológico: as reflexões e as inquietações de uma mulher negra quilombola, Profa. Dra. Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni. Ademais, propomos um diálogo com a produção de intelectuais negras, tendo o aporte decolonial como ferramenta de compreensão e visibilização das lutas contra a colonialidade. Procuramos, assim, identificar e compreender quais as táticas para (re)existir, em meio às opressões de uma sociedade racista, sexista e patriarcal. Sugerimos, ao longo do trabalho, uma introdução ao pensamento decolonial, na medida em que os problemas estruturais da sociedade são abordados e se percebe a necessidade de trilhar um caminho de resistência e luta com o intuito de romper com os padrões herdados pelo colonialismo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Neves, Janaize Batalha | Porto, Liana Barcelos | Soares, Francisco Muenzer | Vital, Rodrigo da Silva
Data
1 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59683 | 10.23925/1809-3876.2024v22e59683
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59683 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59683 | 1809-3876
Assuntos
gender | race | racism | decoloniality | género | raza | racismo | decolonialidad | gênero | raça | racismo | decolonialidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion