-
Intervenção com alunos surdos sobre Bullying e respeito à diversidade
- Voltar
Metadados
Descrição
Bullying é um termo de origem inglesa, derivado do verbo to bully, que significa ameaçar, intimidar e dominar. Não há uma tradução exata do termo para o português, mas este pode ser definido como o comportamento agressivo entre os estudantes. As agressões podem ser físicas, verbais, morais ou psicológicas. Em geral, ocorrem de modo repetitivo e são praticadas por um ou vários indivíduos contra outro, numa relação desigual de poder. O presente trabalho apresenta o projeto de intervenção sobre bullying desenvolvido pela DISOP no CapINES. Ele foi pensado a partir das demandas de atendimentos recebidas constantemente pela equipe com relação a episódios de agressão e desrespeito entre alunos no Instituto. Assim, a DISOP propôs no ano de 2013 o projeto “Respeito é bom e eu gosto: uma ação contra o bullying”, dirigido ao primeiro segmento do Ensino Fundamental (SEF 1) e que neste ano, 2017, foi implementado, também, no segundo segmento do Ensino Fundamental (SEF 2) e no ensino Médio (SEME), tendo como direção intervenções coletivas que pudessem envolver diversos atores da instituição. O projeto tem como objetivos: sensibilizar a comunidade escolar quanto ao respeito ao outro; estimular ações de cooperação, compreensão e respeito às diferenças; debater sobre possíveis ações frente a uma situação de violência. Para tal, realizamos reuniões com professores, inspetores e familiares de alunos, bem como atividades em grupo com as turmas, articuladas ao horário de aula, com a participação do professor. Utilizamos dinâmicas, dramatização, exibição de filmes, debate e produções de desenhos expressivos pelos alunos, entre outros. As atividades com as turmas foram realizadas em 1 (um) ou 2 (dois) encontros, com duração de 2 (dois) tempos de aula cada. Dentre as atividades realizadas, a equipe da DISOP traduziu e adaptou para a Libras - Língua Brasileira de Sinais – um vídeo espanhol sobre bullying, disponibilizado na internet. A tradução/adaptação contou com a colaboração e participação de dois profissionais surdos do INES, que naquele momento ocupavam o cargo de Assistentes Educacionais em Libras. Na execução do projeto, as atividades foram realizadas conforme demanda dos professores, inspetores e alunos, e de acordo com a avaliação de necessidade de cada setor. As pistas recorrentes das reuniões realizadas foram falas sobre homofobia, racismo, violência contra a mulher, que mostra-nos possíveis caminhos a serem perseguidos pela equipe da DISOP junto aos alunos e a escola. Desta forma o projeto proposto pela DISOP buscou sensibilizar toda a comunidade escolar em relação ao tema e estimular o planejamento e elaboração de atividades, nos diferentes segmentos e setores, que promovam a tolerância e não violência dentro e fora da escola.
ISSN
1518-2509
Periódico
Autor
Ferreira, Jéssica Paula; Instituto Nacional de Educação de Surdos | Larrubia, Eduarda; Instituto Nacional de Educação de Surdos | Silva, Lucila; Instituto Nacional de Educação de Surdos | Maia, Rosária; Instituto Nacional de Educação de Surdos
Data
3 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://www.ines.gov.br/seer/index.php/forum-bilingue/article/view/485 | 10.20395/fb.v0i37.485
Idioma
Editor
Fonte
Revista Forum; n. 37 | 2525-6211 | 1518-2509 | 10.20395/fb.v0i37
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion