-
Intervenção Pedagógica Hospitalar: olhares sobre artigos publicados em revistas Qualis A1 em Educação
- Voltar
Metadados
Descrição
Hospital pedagogy, to be developed through pedagogical interventions aimed at students in hospitalization situations, is essential so that students in vulnerable situations, temporarily unable to attend the school environment, can receive individualized monitoring. In the work in question, we aimed to analyze scientific productions, represented by articles in national journals classified as A1 in the 2017-2020 quadrennium of CAPES Qualis in the area of education, related to hospital pedagogy and pedagogical intervention. We carried out a state of the art that resulted in a collection composed of 08 productions. The results point to two problems that permeate the theme of hospital pedagogy: a very small number of articles that address the theme, especially when the focus is on pedagogical interventions within the hospital environment and the concentration of most works in the hands of a few researchers. ||A pedagogia hospitalar, a ser desenvolvida através de intervenções pedagógicas voltadas para alunos em situação de internação, é essencial para que estudantes em situação de vulnerabilidade, temporariamente impossibilitados de frequentar o ambiente escolar, possam receber um acompanhamento individualizado. No trabalho em questão objetivamos analisar produções científicas, representadas por artigos em periódicos nacionais classificados como A1 no quadriênio de 2017-2020 do Qualis da CAPES na área de educação, relativas à pedagogia hospitalar e intervenção pedagógica. Realizamos um estado da arte que resultou em um acervo composto por 08 produções. Os resultados apontam para duas problemáticas que permeiam a temática da pedagogia hospitalar: uma quantidade muito pequena de artigos que abordem o tema, principalmente quando o foco se encontra nas intervenções pedagógicas dentro do ambiente hospitalar e a concentração da maioria dos trabalhos na mão de poucos pesquisadores.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Olmos, Isabella Delamain Fernandez | Oliveira, Lívia Maria Almeida de | Murcia, Josy Helena | Teixeira, Luciana de Almeida Silva
Data
17 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31541 | 10.48075/educare.v19i48.31541
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Educere et Educare; v. 19 n. 48 (2024): Edição de Fluxo Contínuo 2024; 55-73 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Pedagogia hospitalar; Classes hospitalares; Intervenção pedagógica hospitalar.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion