-
INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE||PROFESSIONAL INTERVENTION AT SCHOOL’S PHYSICAL EDUCATION: CONSIDERATIONS ABOUT THE TEACHING WORK||INTERVENCIÓN PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: CONSIDERACIONES ACERCA DEL TRABAJO DOCENTE
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente ensaio aborda os principais problemas enfrentados no trabalho docente, mais especificamente dos professores de Educação Física da Educação Básica. O ambiente de trabalho nesta área tem favorecido o surgimento de doenças laborais, tais como síndrome de esgotamento profissional, estresse, dependências químicas, doenças no aparelho fonador, entre outras. A necessidade de realização de novas investigações que abordem a qualidade de vida no trabalho e o estilo de vida dos docentes é apontada. Além disso, alerta-se para necessidade dos problemas detectados serem considerados pelos gestores e comunidade escolar para favorecer a melhoria do ambiente da profissão docente.||This essay touch on the main problems faced in the teaching work. Most precisely, it deals with the professional practices of Physical Education teachers of basic education. The work’s environment of such a subject has been favorable for the appearance of working diseases, such as the burnout syndrome, stress, chemical addiction, phonetic system infirmities, and so on. Thus, it is noticeable the necessity of new investigations about quality of life in the work, and life style of those teachers. In addition, this essay warms managers and the schooling community about the necessity of awareness on the detected problems in order to facilitate the improvement of the teacher’s professional environment.||El presente ensayo plantea los principias problemas enfrentados en el trabajo docente, tratándose especialmente de los profesores de Educación Física Básica. El ambiente de trabajo en esta área ha contribuido para el surgimiento de enfermedades laborales, tales como el síndrome del agotamiento profesional, estrés, dependencias químicas, enfermedades en el aparato fonador, entre otras. La necesidad de la realización de nuevas investigaciones que traten de la calidad de vida en el trabajo y el estilo de vida de los docentes es sobresaliente. Además, se alerta para la necesidad de especial atención por parte de los gestores y comunidad escolar con los problemas detectados, pues esto puede contribuir para la mejoría del ambiente de la profesión docente.
ISSN
0104-754X
Periódico
Abrangência
Brasil e Portugual | 1990; 2005
Autor
Both, Jorge | Nascimento, Juarez Vieira do
Data
16 de fevereiro de 2009
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3046 | 10.22456/1982-8918.3046
Idioma
Fonte
Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 15, n. 2 (2009); 169-186 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 15, n. 2 (2009); 169-186 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 15, n. 2 (2009); 169-186 | 1982-8918 | 0104-754X
Assuntos
Educação Física; Educação Física Escolar | Docentes. Educação Física. Condições de Trabalho. Doença. Satisfação no Emprego. | Trabalho docente | Docentes. Educación Física. Condiciones de trabajo. Satisfacción en el trabajo. Enfermedad. | Faculty. Physical Education. Working Conditions. Job Satisfaction. Disease.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | revisão