-
Inventiveness in Basic Education during pandemic times: learning from the virtual (actual) classroom||A inventividade na Educação Básica em tempos de pandemia: aprendizados da sala (virt)atual
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aimed at reflecting on the multiple learnings in the classroom space produced through digital technologies. Thus, it is the result of a research-training carried out in a private school, with eight elementary and high school teachers. Due to the pandemic, the face-to-face classes were transferred to online platforms - a virtual environment that replaced, for an indefinite period, face-to-face classes. The methodology used for collecting data was the sensitive and reflective listening to the teachers through the Investigative-Formative Dialogical Circle, which happened in virtual meetings. The results, which were based on the recorded and transcribed content, were analyzed by using the principles of Textual Discursive Analysis. The content of the dialogue raises the questioning and inventiveness of basic education as possibilities for interaction, empathy, valuing effort and teaching knowledge, which are configured as learning in this virtual context.||Este artigo, que teve como objetivo refletir sobre as múltiplas aprendizagens no espaço da sala de aula produzida através das tecnologias digitais, é resultado de uma pesquisa-formação realizada numa escola privada, com oito professores de Ensino Fundamental e Médio. Por conta da pandemia, as aulas presenciais foram transpostas para plataformas online – um ambiente virtual que substituiu, por tempo indeterminado, as aulas presenciais. A metodologia utilizada para produção dos dados foi a escuta sensível e reflexiva aos docentes através do Círculo Dialógico Investigativo-Formativo, o qual aconteceu de maneira virtual. Os resultados, que tiveram como base o conteúdo gravado e transcrito, foram analisados pelos princípios da Análise Textual Discursiva. O teor do diálogo suscita a problematização e a inventividade da educação básica como possibilidades de interação, de empatia, de valorização do esforço e dos saberes docentes, que se configuram como aprendizados neste contexto virtual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Leia Raquel | Spagnolo, Carla
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18338 | 10.5585/dialogia.n36.18338
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 22-34 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Teachers | Learnings | Presence | Knowledge | Inventiveness | Professores | Aprendizados | Presença | Saberes | Inventividade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion