-
Investigando sobre Música e Alfabetização na Escola
- Voltar
Metadados
Descrição
A investigação analisou a utilização da música na alfabetização escolar. A metodologia teve como base uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e participante. As técnicas para a coleta dos dados incluíram questionários autoadministrados com professoras alfabetizadoras dos anos iniciais e a realização de observações de suas práticas. Também foram contatadas as coordenações pedagógicas das escolas como complemento às informações. Como resultados da pesquisa verificou-se que as professoras alfabetizadoras utilizam a música em sala de aula por meio de atividades pedagógico-musicais diversas, como interpretação das letras de canções e realização de atividades lúdicas. Constatou-se, também, que as professoras alfabetizadoras entendem que a música deve fazer parte do currículo escolar, apontando razões pedagógicas para essa presença. Por fim, considerando-se a constatação da necessidade de uma formação continuada em música por parte das professoras investigadas, oportunizou-se um curso de extensão de educação musical com vistas a contribuir com esta necessidade.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Moreira, Paloma Bastos; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | Wolffenbüttel, Cristina Rolim; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Data
20 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/506 | 10.19179/2319-0868.506
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 39, n. 39 (19): Educação, Arte e Performance; p.24-47 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v39.n39
Assuntos
Educação Musical. | Educação; Educação Musical; Alfabetização.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion