-
Johann Kresnik’s dance-theatter: art as a pronunciation of world?!||A dança-teatro de Johann Kresnik: arte como “pronúncia de mundo”?!
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study intends to present aspects of the work of the Austrian choreographer Johann Kresnik in relation to elements of Paulo Freire's thought, aiming to reflect on art/dance as a way of pronouncing the world. Among the main theoretical references that support this reflection are Shaffner's (2013) study on German expressionism, Freire's idea of the pronunciation of the world (2015a; 2015b; 2011, 2005) and Berté's study (2020) on the play Frida Kahlo, 1992, by Kresnik. This set of reflective elements makes it possible to question dance in its traditional forms and to think about it in its connection with the artist's sociopolitical context, structuring itself not as an illustration of reality, but as a reaction of its creator to it. In this way, it is possible to interrogate and envision possibilities about an art/dance that asks, that is done and is seen as a pronunciation of the world.
||O presente estudo pretende apresentar aspectos da obra do coreógrafo austríaco Johann Kresnik em relação a elementos do pensamento de Paulo Freire, objetivando refletir sobre a arte/dança como uma forma de pronúncia de mundo. Entre as principais referências teóricas que embasam esta reflexão estão o estudo de Shaffner (2013) sobre o expressionismo alemão, a ideia da pronúncia do mundo de Freire (2015a; 2015b; 2011, 2005) e o estudo de Berté (2020) sobre a peça Frida Kahlo, 1992, de Kresnik. Esse conjunto de elementos reflexivos possibilitam questionar a dança em suas formas tradicionais e pensá-la em sua conexão com o contexto sociopolítico do(a) artista, estruturando-se não como ilustração da realidade, mas reação de seu criador ou sua criadora perante esta. Destarte, é possível interrogar e vislumbrar possibilidades sobre uma arte/dança que pergunta, que se faz e se dá a ver como pronúncia de mundo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Berte, Odailso Sinvaldo | Corrêa de Borba Barboza, Mônica
Data
22 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/134765 | 10.22456/2236-3254.134765
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Odailso Sinvaldo Berte, Mônica Corrêa de Borba Barboza
Fonte
Revista Cena; Vol. 42 No. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -12 | Revista Cena; Vol. 42 No 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -12 | Cena; v. 42 n. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -12 | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares