-
Jokes and Puffs: an essay on the genealogy of Burlesque.||Burlas e baforadas: um ensaio sobre a genealogia do Burlesco.
- Voltar
Metadados
Descrição
The genealogy of burlesque offers an important perspective to understand this form of theatrical expression. One of the chosen lines of inquiry to trace this lineage is the analysis of the history of female participation in the theater since women play a predominant role in burlesque, but not in theater in general. Another path explored to delineate this genealogy involves a critical analysis of the etymology of the word "burlesque" and its different uses throughout the centuries, from its emergence in the 17th century to its applications in the 19th and 20th centuries. Through these two approaches, the author explores burlesque as the art of "burla," examining it from an aesthetic perspective. There is a connection between the "burla" of the body and the production of eroticism. Susan Sontag advocates for an eroticism of art (Dionysian) instead of productions that aim for rational ity and the pursuit of closed and normative logic (Apollonian). In the conclusion of the essay, the author describes the complex dynamics involved in creating a burlesque act in contemporary Brazil, arguing that the burlesque body challenges its own conventions and interpretations, exploring new and daring forms of existence. The "burla" of the body is seen as a transformative force capable of generating new existential landscapes and challenging the norms of a society traditionally dominated by male standards.||A genealogia do burlesco oferece uma perspectiva importante para compreender essa forma de expressão cênica. Uma das linhas de investigação escolhidas para traçar essa árvore é a análise da história da participação feminina no teatro, uma vez que as mulheres desempenham um papel predominante no burlesco, mas não no teatro em geral. Outro caminho explorado para delinear essa genealogia envolve uma análise crítica da etimologia da palavra burlesco e seus diferentes usos ao longo dos séculos, desde seu surgimento no século XVII, até suas aplicações nos séculos XIX e XX. A partir dessas duas abordagens, a autora explora o burlesco como a arte da burla, analisando-o sob um viés da estética. Há uma conexão entre a burla do corpo e a produção de erótica. Susan Sontag defende uma erótica da arte (dionisíaca) ao invés de produções que visem a racionalidade e a busca por lógicas fechadas e normativas (apolíneas). Na conclusão do ensaio, a autora descreve as complexas dinâmicas envolvidas na criação de um número burlesco na contemporaneidade brasileira, argumentando que o corpo burlesco desafia suas próprias convenções e interpretações, explorando novas e ousadas formas de existência. A burla do corpo é vista como uma força transformadora capaz de gerar novas paisagens existenciais e desafiar as normas de uma sociedade tradicionalmente dominada por padrões masculinos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
B Conceição, Giorgia
Data
22 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/135472 | 10.22456/2236-3254.135472
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Giorgia B Conceição
Fonte
Revista Cena; Vol. 42 No. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -10 | Revista Cena; Vol. 42 No 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -10 | Cena; v. 42 n. 1 (2024): Dossiê Cabaré, burlesco e outros teases; 01 -10 | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares