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Jornalismo de Dados: conceito e categorias||Data journalism: Concept and categories
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Metadados
Descrição
Neste artigo, discutimos possibilidades de classificação do Jornalismo de Dados praticado no Brasil. Após observar como os dados quantificáveis estão presentes em narrativas jornalísticas em sites de notícias de todo o país, este artigo propõe uma classificação que inclui o que seria o Jornalismo de Dados, isto é, reportagens em que os dados guiam a construção da narrativa e que podem ser encontradas em veículos como Folha de São Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e aquela que chamamos de Jornalismo Com Dados, ou seja, publicações que utilizam dados sem que esses sejam o foco da narrativa. Metodologicamente, este estudo monitorou a versão online de 48 veículos jornalísticos durante cinco meses e analisou 2.296 reportagens, com o intuito de identificar competências envolvidas nas reportagens com dados que consideramos fundamentais, entre elas, a competência investigativa (busca e tratamento próprio dos dados), a interpretativa (habilidade para contar a história e as relações entre os dados) e a competência comunicativa (a visualização dos dados como forma de ampliar a compreensão da própria história).Palavras-chave: Jornalismo de Dados, RAC, visualização de informação.||In this article, the authors propose new ways to classify how Data Journalism is being used in Brazilian newspapers. After having observed how data is presented on news pieces in online newspapers from all of the country, this study shows there are many different approaches, ranging from what is considered the typical data journalism pieces, which can be found on Folha de São Paulo, O Globo and Estado de S. Paulo, to what is considered here as “journalism with data”, were the data is not on the center of the story. Methodologically, the research monitored 48 online newspapers during 5 months and analyzed 2.296 news pieces, in which we were able to observe the main skills needed to produce data journalism: investigative competences (data search and treatment), interpretative competences (how to tell the story and show the relations between the data) and communicative competences (data visualizations as a way to facilitate the understanding of the story).Keywords: Data Journalism, CAR, Data Visualization.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Mancini, Leonardo | Vasconcellos, Fabio
Data
3 de março de 2016
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2016.181.07 | 10.4013/fem.2016.181.07
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro/Abril; 69-82 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion