Descrição
O presente artigo discute a moral cristã no cinema slasher, partindo do pressuposto de que essa moral se manifesta como ethicidade das narrativas cinematográficas através da temática da culpa e da punição. A discussão parte do trabalho crítico de Nietzsche e Bataille, além de traçar um breve histórico a respeito da influência da moral cristã em obras de arte que se utilizam da nudez e do erotismo. A análise dos objetos, os filmes Halloween – A Noite do Terror (John Carpenter, 1978); Sexta-Feira 13 (Sean Cunningham, 1982) e A Hora do Pesadelo (Wes Craven, 1984), é feita a partir da metodologia das molduras de Kilpp (2003) e permite a exemplificação da relação entre a exploração da sexualidade juvenil e a sua subsequente condenação por parte das personagens assassinas.Palavras-chave: Cinema Slasher. Culpa. Moral. Sexo. Nudez.||This article discusses Christian morality in slasher films and sets out with the assumption that this type of morality manifests itself underlyingly in each narrative through the subjects of guilt and punishment. The discussion is based on the critical work of Nietzsche and Bataille, outlining a brief history of the influence of Christian morality in artworks that involve nudity and eroticism. The analysis of the objects – namely, the movies Halloween (John Carpenter, 1978); Friday the 13th (Sean Cunningham, 1982) and A Nightmare On Elm Street (Wes Craven, 1984) – employs the frame methodology developed by Kilpp (2003) and allow the exemplification of the relationship between the the discoveries of juvenile sexuality and its subsequent doom by the killer characters on the movies.Keywords: Slasher films. Guilt. Morality. Sex. Nudity.