Descrição
Este trabalho almeja duplamente tratar da relação entre educação e movimentos sociais, especifica-mente, a dimensão educativa das organizações ju-venis de caráter político atuantes em uma universi-dade pública do Sul de Minas Gerais. Primeiro, sis-tematiza uma experiência de ensino e pesquisa em uma disciplina eletiva de graduação, “Juventude e movimento estudantil”, que tencionava estudar os movimentos com base em bibliografia e por meio de investigações de campo sobre coletivos juvenis. Se-gundo, interpreta os resultados desta experiência investigativa, destacando as concepções de juventu-de e política ativadas por coletivos políticos estudantis. A pesquisa contou com o levantamento de organizações, coleta de documentos e entrevistas com militantes de grupos estudantis. Sobre a siste-matização das experiências na disciplina, os resulta-dos demonstram a qualificação de uma atividade que buscou integrar ensino, pesquisa e extensão e aproximar os estudos acadêmicos das práticas sociopolíticas dos jovens estudantes. A pesquisa de campo destaca as contribuições das práticas de for-mação política, promovidas pelos coletivos estudan-tis, para a politização do espaço da universidade e para a atuação imediata, como sujeitos políticos, dos jovens estudantes universitários.