Descrição
Este artigo visa compreender os conhecimentos de educadores do Ensino Médio concernentes aos direitos humanos e à diversidade, bem como as práticas educativas que envolvem essa temática com vistas à formação cidadã das juventudes, público estritamente marcado pela heterogeneidade. Para atender aos objetivos, realiza-se uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo estudo de caso com oito docentes do Ensino Médio público do Ceará selecionados aleatoriamente. A metodologia consiste na história oral temática, sendo os dados coletados mediante entrevistas híbridas – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas – complementadas com o diário de campo. Constata-se que os professores não costumam associar tais construtos à prática docente, resultado possivelmente da ausência da discussão dessa temática na formação inicial e da inexistência de formação continuada. Além de escassas, quando há menção ao respeito às diferenças, tolerância e condutas pacíficas, a abordagem é insuficiente, dada a carência de materiais didáticos e o pouco realce pelos currículos quanto à abordagem desses temas em sala. Evidencia-se que, apesar das situações conflituosas entre os jovens, não há formação em direitos humanos, pois a docência desenvolvida pelos educadores do Ensino Médio enfatiza os conteúdos livrescos e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.