-
Knowledge in the classroom: teaching organization in an interdisciplinary perspective||O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridadee sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituaçãoda interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmicometodológicospara a implementação da prática interdisciplinar narealidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridadepossibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletivae crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular ea formação continuada dos professores. É necessária a planificação e aoperacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular pormeio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade ecomplexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, queestabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas.A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar,tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular,para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e aspossíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.||This paper is a bibliographic research about interdisciplinarity andits organization in the curriculum. The concept of interdisciplinarityis discussed and a few epistemologic-methodological approaches areproposed to introduce the interdisciplinary practice in the school routine.As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity should be takenas an instrument that may allow school to be an environment where criticaland collective knowledge may be produced. To such end, curriculum shouldbe redesigned and continuing teacher education practiced. It is needed, onone hand, to plan and operate knowledge vertically through the curriculummatrix, relating the idea of increasing complexity and deepening (verticaldimension), and in the other hand to relate the knowledge of one disciplineto another (horizontal dimension). The idea of interdisciplinarity shoulddelicately bring together the vertical and horizontal dimensions throughcurriculum and teacher practice, to allow the emergence of new knowledgewith relational and contextual meaning.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Azevedo, Maria Antonia Ramos de | Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Data
31 de dezembro de 2007
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-250 | Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-250 | Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 235-250 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
interdisciplinaridade; teoria de ensino; matriz curricular; interdisciplinary; teaching; curriculum theory
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion