-
Lace and velvet: gender issues from the Eufrasia Teixeira Leite’s redingote in the end of the 19th century||Rendas e veludos: questões de gênero a partir do redingote de Eufrásia Teixeira Leite no final do século XIX
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses gender normativity based on the investigation of a riding coat from the Eufrasia Teixeira Leite heritage, belonging to the collection of the Casa da Hera Museum, in Vassouras, Rio de Janeiro. Redingotes were men's coats of English origin used for traveling on horseback; Men's tailoring incorporated them into fashion and adapted them to women's clothing in the 18th and 19th centuries. The aforementioned coat, catalogued in the collection as T1140, is from the end of the 19th century, has a traditional redingote structure, although it has adornments that refer to the aristocratic costumes of the Old Regime France. This study seeks to identify this garment as an object that demystifies the binary notions typical of the categorization of so-called male or female. Recognizes historical research as a tool for reviewing personal beliefs about gender roles that tend to consider them as normative. Not all costumes correspond to the fashion of their time, and they could be created for the countless fancy dress balls and parties that were part of the upper class in the 19th century.||O presente artigo discute normatividade de gênero a partir da investigação de um casaco de montaria da coleção Eufrásia Teixeira Leite, pertencente ao acervo do Museu Casa da Hera, em Vassouras, Rio de Janeiro. Os redingotes eram casacos masculinos de origem inglesa usados para viajar a cavalo, foram incorporados na moda através da alfaiataria masculina, e adaptados ao vestuário feminino nos séculos XVIII e XIX. O referido casaco, catalogado no acervo como T1140, é do final do século XIX, apresenta uma estrutura tradicional de redingote, embora tenha adornos que referem aos trajes aristocráticos franceses do Antigo Regime. Este estudo busca identificar o traje como uma peça que desmistifica as noções binárias típicas da categorização de objetos ditos masculinos ou femininos. Reconhece a pesquisa histórica como ferramenta de revisão das crenças pessoais sobre papéis de gênero que tendem a considerá-las como normativas. Nem todas os trajes correspondiam à moda de sua época, e poderiam ser criados para os inúmeros bailes e festas a fantasia que faziam parte da classe alta no século XIX.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bragança, Flávio Oscar Nunes
Data
1 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1724 | 10.26563/dobras.i41.1724
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Flávio Oscar Nunes Bragança | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Fonte
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; n. 41 (2024); 55-72 | 2358-0003 | 1982-0313
Assuntos
Eufrásia Teixeira Leite | Gênero | Vestuário | Redingote | Fantasia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion