Descrição
À beira do segundo decênio do século XXI ainda surgem concepções e representações anacrônicas da publicidade, mesmo depois do aparecimento de obras seminais sobre a sua relevância como texto social, retórica do consumo e “produto” cultural que enuncia os demais produtos. No presente artigo, discutimos a visão preconceituosa e reducionista da publicidade, bem como as formas mutantes e inovadoras que ela tem apresentado nas últimas décadas, somadas às suas configurações tradicionais, visando à sua “permanência” midiática nos tempos vindouros. Para isso, vamos nos valer do romance de ficção científica Lágrimas na chuva, da escritora espanhola Rosa Montero, que apresenta táticas publicitárias utilizadas em 2109, ano no qual se passa a história – quase um século à nossa frente –, além de estudos sobre a história e a linguagem publicitárias. ||On the verge of the second decade of the 21st century, anachronistic conceptions and representations of advertising still emerge, even after the emergence of seminal works on its relevance as a social text, consumer rhetoric and cultural “product” that enunciates the other products. In the present article, we discuss the prejudiced and reductionist view of advertising, as well as the changing and innovative forms that it has presented in recent decades, added to its traditional configurations, aiming at its media “permanence” in the times to come. For that, let’s take advantage of the fiction novel “Tears in the rain”, by Spanish writer Rosa Montero, which presents advertising tactics used in 2109, the year in which the story takes place - almost a century ahead of us -, as well as studies of history and the advertising language.