Descrição
O lazer pode ser considerado um bem essencial para os indivíduos. Para estudantes, essa característica é tão ou mais importante dado que eles estão em processo de formação com fortes implicações para toda a vida nas dimensões intelectuais, físicas, sociais, culturais, dentre outras. O lazer configura-se, também, como parte relevante do processo de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo investigar o perfil de hábitos de lazer dos universitários de uma unidade da Universidade de São Paulo (USP). Com base em uma pesquisa teórica acerca do lazer e do tempo livre, principalmente no que diz respeito aos hábitos dos jovens na sociedade contemporânea – a denominada geração digital, cada vez mais conectada por meio de aparatos tecnológicos – realizamos uma survey com alunos de todos os cursos e períodos dessa unidade. Os resultados obtidos em termos das dimensões de lazer (sociais, culturais, intelectuais, manuais, físicas, exposição à mídia e viagens a lazer), em relação às variáveis demográficas consideradas (curso, gênero, faixa etária, estado civil e condição de emprego) mostraram-se estatisticamente diferenciados. Comprovamos que o tempo livre dedicado às atividades midiáticas, especialmente as eletrônicas/digitais sobressaem-se dentre todas as demais atividades a que esses jovens se dedicam.