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Letramento digital e formação de professsores: faces e interfaces
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Metadados
Descrição
Este artigo, parte integrante de uma pesquisa em andamento,1tem como objetivo refletir sobre Letramento Digital e Formação de Professores, identificando suas faces e interfaces a partir do que discutem pesquisadores e teóricos que se ocupam do estudo da temática. Igualmente, e partindo de uma literatura especializada, discutimos a Educação a Distância, identificando-a como um modelo de educação que tem características do “Paradigma Educacional Emergente”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, isto é, teórica. Para os estudos de Letramento e Letramento Digital, consultamos Soares (1998; 2002); Kleiman (2007), Leffa (2005), Xavier (2004) e Heath (1983). Acerca da Educação a Distância e Formação de Professores, Pinho (2007; 2011), Cantarelli, Cardoso & Wippel (2007); Kleiman (2006; 2007). Sobre o Paradigma Educacional Emergente Maria Cândido Moraes (2004). O estudo revela que o Letramento Digital é uma realidade e que para se efetivar precisa de professores com uma formação inicial e continuada no âmbito das NTCIs. Que a EaD é um poderoso aliado para que isso ocorra, pois, por seu caráter transcendente de espaço e tempo, atua favoravelmente para que os profissionais da educação que não podem, não querem ou não têm oportunidade de cursar uma licenciatura e/ou especialização na modalidade de estudo presencial. Também constatamos que a EaD se insere no contexto do Paradigma Educacional Emergente, ao se apresentar como uma forma de ensinar e aprender que rompe com as formas tradicionais de educação, onde alunos e professores são agentes de um processo que transcorre sem local ou tempo pré determinados, favorecendo a autonomia do aprendiz. Ademais, a EaD se apresenta como uma alternativa de democratizar o ensino num país de dimensões continentais como o Brasil e pode contribuir para a emergência de sociedade letrada.
ISSN
2175-2613
Autor
Ataíde, Denyse Mota da Silva | Pinho, Maria José de
Data
17 de abril de 2012
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 7 n. 15 (2012): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 45-67 | 2175-2613 | 1980-9700
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Art