-
LINGUISTIC VARIATION AND TEACHING||VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO
- Voltar
Metadados
Descrição
Teaching about linguistic heterogeneity is one of the greatest challenges for teachers in the classroom. The imposition of normative grammar as the only acceptable variant, the idea that language is a homogeneous and unchanging system, and the belief that there is only one correct way to speak lead many teaching professionals to fail to consider and recognize the processes that linguistic variations have undergone since ancient times, that is, that there are different ways of expressing the same meaning depending on the context and time, whether at school, with family, or among friends. In this sense, based on theoretical and methodological contributions from Bagno (2007; 2011), Bortoni-Ricardo (2005), Cardoso (2010), Coelho (2015), among others, this article aims to reflect on the opinions of experts/researchers on the importance of teaching linguistic variation, a topic little discussed in the basic education classroom, commenting on what leads some professionals to not address linguistic diversity in the classroom, identifying and deconstructing pejorative linguistic beliefs and behaviors essential to avoid the reproduction of linguistic prejudice inside and outside the school. Instead, it is necessary to promote reflections and critical thinking among students that encourage respect for linguistic differences. This process contributes not only to the development of an inclusive education, but also to the construction of a school environment that values diversity and favors the socialization of knowledge, strengthening interpersonal relationships and the understanding of the multiple cultural and linguistic realities that make up society.||Ensinar sobre a heterogeneidade linguística é um dos grandes desafios dos professores em sala de aula. A imposição pelo ensino da gramática normativa como única variante aceitável, o pensamento de que a língua é um sistema homogêneo e imutável e a crença de que só existe uma forma correta de falar levam muitos profissionais de ensino a não considerarem e não reconhecerem os processos que as variações linguísticas perpassam desde tempos remotos, ou seja, que existem formas distintas de expressar o mesmo significado a depender do contexto e do tempo, seja na escola, com a família ou entre amigos. Nesse sentido, tendo como aportes teórico-metodológicos Bagno (2007; 2011), Bortoni-Ricardo (2005), Cardoso (2010), Coelho (2015), dentre outros, este artigo tem como objetivo refletir sobre as opiniões de especialistas/pesquisadores sobre a importância do ensino da variação linguística, um tema pouco discutido na sala de aula da educação básica, tecendo comentários sobre o que leva alguns profissionais a não abordarem a diversidade linguística em sala de aula, identificando e desconstruindo crenças e comportamentos linguísticos pejorativos, essencial para evitar a reprodução do preconceito linguístico dentro e fora da escola. Em vez disso, é preciso promover entre os alunos reflexões e pensamentos críticos que estimulem o respeito às diferenças linguísticas. Esse processo contribui não apenas para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, mas também para a construção de um ambiente escolar que valorize a diversidade e favoreça a socialização de conhecimentos, fortalecendo as relações interpessoais e a compreensão das múltiplas realidades culturais e linguísticas que compõem a sociedade.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Souza, Rose Mary Souza de
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 408-419 | 1679-1347
Assuntos
Variação linguística | língua Portuguesa | Ensino | Linguistic variation | Portuguese language | Teaching
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion