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Literary reading and experience: peeking at other possibilities of thinking about education||Lectura literaria y experiencia: mirando otras possibilidades para pensar la educación||Leitura literária e experiência: espreitando possibilidades outras de pensar a educação
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Metadados
Descrição
This article aims to narrow down how literary reading can catalyze education through experience. To this end, it uses as a theoretical-methodological tool the problematization based on the studies of Michel Foucault (2006). Article writing is developed in three moments. In the first moment, based on the writings of Jorge Larrosa (2009, 2011, 2016), it approaches the concept of experience and pays attention to what can prevent it. In the second moment, it focuses on studies undertaken by Michel Foucault (2009, 2010, 2013) to tension the experience as that which can both constitute the subject and de-subjectivize it. Finally, a dialogue is established with works produced by the two philosophers mentioned, paying attention to the power that literary reading has to catalyze experiences in those who read. The exercise of thought that this article proposes is strengthened by the interlocutions that are established in it between philosophical references and literary works of different genres and times. It is hoped that the writing of this article will find other teachers and researchers in the educational field, provoking them to ally themselves with philosophy and literature in the invention of other ways of thinking and experiencing education that are not only scientific.
||Este artículo pretende aclarar cómo la lectura literaria puede catalizar la educación a través de la experiencia. Para ello, utiliza como herramienta teórico-metodológica la problematización basada en los estudios de Michel Foucault (2006). Se desarrolla la redacción del artículo en tres momentos. En un primer momento, a partir de los escritos de Jorge Larrosa (2009. 2011, 2016), nos acercamos al concepto de experiencia y prestamos atención a lo que puede impedirla. En el segundo momento, se centra en los estudios realizados por Michel Foucault (2009, 2010, 2013) para tensionar la experiencia como aquello que puede constituir al sujeto y desubjetivizarlo. Finalmente, se establece un diálogo con obras producidas por los dos filósofos mencionados, prestando atención al poder de la lectura literaria para catalizar experiencias en quienes leen. El ejercicio de pensamiento que propone este artículo se ve fortalecido por los diálogos que en él se establecen entre referentes filosóficos y obras literarias de diferentes géneros y épocas. Se espera que al escribir este texto se encuentren otros docentes e investigadores en el campo educativo, provocándolos a aliarse con la filosofía y la literatura para inventar otras formas de pensar y experimentar la educación además del cientificismo.
||O presente artigo almeja estreitar de que modo a leitura literária pode catalisar uma educação pela experiência. Para tanto, aciona como ferramenta teórico-metodológica a problematização a partir dos estudos de Michel Foucault (2006). A escrita do artigo é desenvolvida em três momentos. No primeiro momento, embasando-se nos apontamentos de Jorge Larrosa (2009, 2011, 2016), acerca-se do conceito de experiência e atenta para aquilo que pode impedi-la. No segundo momento, debruça-se sobre estudos empreendidos por Michel Foucault (2009, 2010, 2013) para tensionar a experiência como aquilo que tanto pode constituir o sujeito quanto dessubjetivá-lo. Por fim, estabelece-se um diálogo com obras produzidas pelos dois filósofos mencionados, atentando-se para a potência que abriga a leitura literária de catalisar experiências em quem lê. O exercício de pensamento a que este artigo se propõe é fortalecido pelas interlocuções que nele se estabelecem entre os referenciais filosóficos e as obras literárias de diferentes gêneros e épocas. Espera-se que a escrita deste artigo encontre outros professores e pesquisadores do campo educacional, provocando-os a aliarem-se à filosofia e à literatura na invenção de modos outros de pensar e de vivenciar a educação que não apenas pelo cientificismo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ayres, Isabel Gomes | Henning, Paula Corrêa
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26535 | 10.5585/eccos.n69.26535
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Isabel Gomes Ayres, Paula Corrêa Henning | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e26535 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Literature | Philosophy | Education | Literatura | Filosofía | Educación | Literatura | Filosofia | Educação | Leitura literária | Educação | Filosofia da diferença
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion