-
Literatura infantil, teatro e educação: uma investigação sobre diálogos possíveis
- Voltar
Metadados
Descrição
In the following paper, I look at the potential of children’s literature in the context of school education; I present some considerations regarding the approach on and appropriation of said literature by Theatre Pedagogy and consider the learnings that children’s literature may offer to education. In order to do so, I report the experience that motivated me to write on this subject and highlight the questions which guided my research. I mainly refer to works from the VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC) and the I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (UFSC), in addition to studies from theorists such as Heloise Baurich Vidor, in Theatre Pedagogy/Dramatics and Education, and Jorge Larrosa, in Philosophy of Education. I come to the conclusion that, beyond the importance of learning ways in which to approach and appropriate children’s literature within Theatre Pedagogy and Education, it is relevant to keep in mind that which, as educators, we may learn with children’s literature: the attribution of a poetic look to the teaching-learning process.||Neste artigo, discorro sobre os potenciais da literatura infantil no contexto da educação escolar; apresento algumas considerações a respeito da aproximação e da apropriação da referida literatura pela Pedagogia do Teatro e reflito sobre os aprendizados que a literatura para crianças pode oferecer à educação. Para tanto, relato a experiência que me motivou a escrever sobre este assunto e explicito as perguntas norteadoras desta pesquisa. Tomo como principais referências artigos que resultaram do VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC) e do I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (UFSC), além de revisar estudos de teóricos como Heloise Baurich Vidor, da Pedagogia do Teatro/Teatro e Educação, e Jorge Larrosa, da Filosofia da Educação. Concluo que, para além da importância de aprendermos formas de aproximação e de apropriação da literatura infantil pela Pedagogia do Teatro e pela Educação, é relevante nos atentarmos àquilo que, como educadores, podemos aprender com a literatura infantil: a atribuição de um olhar poético ao processo de ensino-aprendizagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Evangelista Vieira Prudêncio, Bárbara
Data
31 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41109 | 10.14393/OUV-v15n2a2019-41109
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 15 n. 2 (2019): Dossiê Embrenhar a cena entre corpos, poéticas, políticas; 470-480 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Literatura para crianças | Educação escolar | Pedagogia do Teatro
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion