-
LITERATURE IN CHILDHOOD: INTERTEXTUALITY FROM THE READER’S PERSPECTIVE||LITERATURA E INFANCIA: LA INTERTEXTUALIDAD EN LA PERSPECTIVA DEL LECTOR||LITERATURA E INFÂNCIA: A INTERTEXTUALIDADE NA PERSPECTIVA DO LEITOR
- Voltar
Metadados
Descrição
This work is based on the importance of children’s exposure to literature, through the act of reading, telling and hearing stories, for the possibility of human formation. This article therefore reflects on the importance of children's literature for the appropriation of socially constructed knowledge by young readers. Considering that the genre of children’s story is full of characters that enchant children, the work The jolly postman by Janet Ahlberg & Allan Ahlberg was selected, to demonstrate the insertion of the real and/or unusual, as well as the intertextual relations with the wonderful tales present in the plot.||Este trabajo se fundamenta en la relevancia de la convivencia de los niños con la literatura infantil, por medio del acto de leer, contar y oír las historias, siendo aún de esta manera la posibilidad de formación humana. Así, el artículo objetiva reflexionar sobre la importancia de la literatura infantil para apropiación de saberes socialmente construidos por los pequeños lectores. Para ello, considerando que el género cuento está repleto de personajes que encanta a los niños, se selecciona la obra El cartero llegó, de Janet Ahlberg & Allan Ahlberg, para demostrar la inserción de lo real e insólito, así como las relaciones intertextuales con los cuentos maravillosos presentes en la trama.||Este trabalho fundamenta-se na relevância do convívio das crianças com a literatura infantil, por meio do ato de ler, contar e/ou ouvir as histórias, seja ainda pela possibilidade de formação humana. Assim, o artigo objetiva refletir sobre a importância da literatura infantil para apropriação de saberes socialmente construídos pelos pequenos leitores. Para isto, considerando que o gênero conto é repleto de personagens que encantam as crianças, seleciona-se a obra O carteiro chegou, de Janet Ahlberg & Allan Ahlberg, para demonstrar a inserção do real e/ou insólito, bem como as relações intertextuais com os contos maravilhosos presentes no enredo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brandão, Claudia Leite | de Souza, Renata Junqueira
Data
26 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/12191 | 10.14210/contrapontos.v18n3.p286-295
Idioma
Editor
Relação
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/12191/7656 | 10.14210/contrapontos.v18n3.p286-295
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Contrapontos
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 18 No. 3 (2018): CONTRAPONTOS; 286-295 | Revista Contrapontos; v. 18 n. 3 (2018): CONTRAPONTOS; 286-295 | 1984-7114 | 1519-8227 | 10.14210/contrapontos.v18i3
Assuntos
Literature | Childhood | Intertextuality | Literatura | La infancia | Intertextualidad | Literatura | Infância | Intertextualidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion