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Little School of Art of São Paulo in three chapters – First Chapter: Sequentiality||Ensaio Visual: Escolinha de Arte de São Paulo em três capítulos Primeiro Capítulo: Sequencialidade
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Metadados
Descrição
In this visual essay, we present the Little School of Art of São Paulo, an experience in art education that was short-lived, from March 1968 to June 1971. It was a research laboratory for theories of the time and practices such as the idea to teach all the arts, through one teacher and, interdisciplinarizar the Arts taught by different specialized teachers gathered around a common problem situation. We were against the separation between content and form so we did not give themes but we used to provoke problem-solving situations. Direct observation of each child led us to study the sequence in terms of its graphic construction. We oriented students towards the search for appropriated form for the idea. Therefore, to persist trying was a habit as well as experimentation with different materials associated with the play of light with lanterns and graphic construction of configurational equivalent to the results obtained. Frequent cognitive and visual associations were made in Art and Design; Art and Images of other midia through critical questioning and dialogue not only graphics and plastics, but also verbal. Here we present the first of three chapters of this experience that happened 45 years ago.|| Neste ensaio visual, apresentamos a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência no campo de ensino da Arte que durou pouco, de março de 1968 a junho de 1971. Foi um laboratório de pesquisa para as teorias da época e de práticas antecipatórias como a ideia de ensinar todas as Artes, através de um só professor e de interdisciplinarizar as Artes ensinadas por diferentes professores especializados reunidos em torno de uma situação-problema comum a todos. Éramos contra a separação entre conteúdo e forma, por isso não dávamos temas, mas provocávamos situações problematizadoras. A observação direta de cada criança nos levava a estudar a sequencialidade de sua construção gráfica. Os estudantes eram orientados no sentido da busca da forma adequada para a ideia. O julgamento era feito por eles próprios. Portanto, persistir tentando era um hábito assim como a experimentação com diferentes materiais associados a jogo de luz com lanternas e a construção gráfica de equivalentes configuracionais aos resultados obtidos. Frequentes associações cognitivas e visuais, da Arte com o Design e da Arte com imagens de outras mídias, eram feitas através de diálogos críticos e questionadores não só gráficos e plásticos, mas verbais também. Aqui apresentamos o primeiro de três capítulos pelos quais daremos a conhecer essa experiência de 45 anos atrás.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barbosa, Ana Mae | Lima, Sidiney Peterson Ferreira de
Data
15 de agosto de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/57027 | 10.22456/2357-9854.57027
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista GEARTE
Fonte
Revista GEARTE; Vol. 2 No. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | Revista GEARTE; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | Revista GEARTE; v. 2 n. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | 2357-9854
Assuntos
História. Escolinhas de Arte. Ideação e Construção. / History. Little School of Art. Ideation and Construction
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion