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Local diagnoses of Articulated Action Plan: an analysis of their reliability||Diagnósticos locales del “Plan de Acciones Articuladas”: un análisis de su confiabilidad||Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade
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Metadados
Descrição
This article seeks to analyse the reliability of the PAR diagnosis in the State of Rio de Janeiro, on the basis of official data since its implementation in 90 (98%) of its 92 municipalities, covering the period between 2007 and 2010, so as to evaluate how reliable they are in reflecting challenges found in the educational reality in this State. Inconsistencies related to indicators and criteria employed are detected in the PAR diagnosis mechanisms, while a hypothesis is raised regarding possible deviations from the PAR original purpose. As a result, the article postulates that the data supplied by such diagnoses are disputable and scarcely contribute to a knowledge of the educational reality of the State.||El artículo tiene como objetivo analizar la confiabilidad del diagnóstico del PAR en El Estado de Rio de Janeiro, basado en datos oficiales de su implementación en 90 (98%) de sus 92 municipios correspondiente cuatrienio 2007-2010, con el fin de evaluar la posibilidad de estar reflejando los desafíos puestos a la realidad educativa de este territorio. Del punto de vista interno a los mecanismos de diagnóstico del PAR, se constata que la existencia de inconsistencias y contradicciones están vinculados a los indicadores y criterios utilizados; mientras que el punto de vista externo, relativo a su elaboración local, se plantea la hipótesis de posibles desviaciones de su propósito original. Por tanto se postula que los datos proporcionados por estos diagnósticos son dudosos, contribuyendo poco al conocimiento de la realidad educacional del Estado.||O artigo visa à análise da confiabilidade da diagnose do PAR no Estado do Rio de Janeiro, tomando por base dados oficiais de sua implantação em 90 (98%) dos seus 92 Municípios, relativos ao quadriênio 2007-2010, de modo a avaliar a possibilidade de estarem refletindo desafios postos à realidade educacional deste território. Do ponto de vista interno aos mecanismos diagnósticos do PAR, constata a existência de inconsistências e incoerências vinculadas aos indicadores e critérios empregados, enquanto que do ponto de vista externo, relativo à sua elaboração local, hipotetisa sobre possíveis desvios de sua finalidade original. Em consequência, postula que os dados forne-
cidos por esses diagnósticos são duvidosos, pouco contribuindo para o conhecimento da realidade educacional no Estado.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bello de Souza, Donaldo | Alcântara, Alzira Batalha | Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Data
8 de agosto de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/16432 | 10.15448/1981-2582.2014.2.16432
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação; Vol. 37 No. 2 (2014); 218-231 | Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2014); 218-231 | Educação; v. 37 n. 2 (2014); 218-231 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2014.2
Assuntos
Education Development Plan. Articulated Action Plans. Decentralization of education. Transfer of education to municipalities. Rio de Janeiro. | Plan de Desarrollo Educativo. Planes de Acciones Articulados. Descentralización de la educación. Municipalización de la educación. Río de Janeiro. | Plano de Desenvolvimento da Educação. Planos de Ações Articuladas. Descentralização da Educação. Municipalização da Educação. Rio de Janeiro.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion