-
Local Ecological Knowledge and education through research: ground for a contextualized science education||Conocimiento ecológico local y educación por investigación: bases para una enseñanza contextualizada de las ciencias.||Conhecimento ecológico local e educar pela pesquisa: bases para um ensino de ciências contextualizado
- Voltar
Metadados
Descrição
The goal of this research was to find ways to contextualize science education subjects of a primary school through a study which investigated the local ecological knowledge of the surrounding community, in the municipality of Capão do Leão, RS, Brazil. We conducted semi-structured interviews and analyzed the answers through a content analysis method. Two categories emerged from the results, from which we suggest how to use the findings from the local ecological knowledge in science education and also in educational outreach projects directed to the community. In addition, we linked the research conducted with the possibility of inserting the students in the research process as researchers. We conclude that it is powerful to contextualize the contents of science education through the ecological knowledge hold by local communities research, as well as providing an environment on which the students can act as investigators and learn through research.||El objetivo de esta investigación fue encontrar formas de contextualizar los contenidos científicos de una escuela primaria a partir de una investigación que investigó el conocimiento ecológico de la comunidad escolar en Capão do Leão, Brasil. Realizamos entrevistas semiestructuradas, cuyas respuestas analizamos utilizando el método de Análisis de contenido. Del análisis surgieron dos categorías para las cuales sugerimos cómo usar los resultados encontrados en el conocimiento ecológico de la comunidad para contextualizar la enseñanza de las ciencias y también proyectos de extensión dirigidos a la comunidad. Además, articulamos la investigación realizada con la posibilidad de que los estudiantes participen como investigadores, insertándose en el proceso de construcción del conocimiento. Concluimos que es potente encontrar formas de contextualizar los contenidos de la asignatura de ciencias a partir del conocimiento ecológico local de la comunidad escolar, así como promover un entorno en el que los propios estudiantes puedan ser investigadores y aprender de la investigación.||O objetivo desta pesquisa foi encontrar formas de contextualizar os conteúdos de ciências de uma escola de ensino fundamental a partir de uma pesquisa que investigou o conhecimento ecológico da comunidade escolar no município de Capão do Leão, Brasil. Realizamos entrevistas semiestruturadas, cujas respostas analisamos por meio do método Análise de Conteúdo. Da análise emergiram duas categorias para as quais sugerimos como utilizar os resultados encontrados no conhecimento ecológico da comunidade para contextualizar o ensino de ciências e também projetos de extensão voltados à comunidade. Além disso, articulamos a pesquisa realizada com a possibilidade de os alunos participarem como pesquisadores, inserindo-se no processo de construção do conhecimento. Concluímos que é potente encontrar formas de contextualizar os conteúdos da disciplina de ciências a partir do conhecimento ecológico local da comunidade escolar, bem como promover um ambiente no qual os próprios alunos possam ser os investigadores e aprender a partir da pesquisa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Islas, Camila Alvez | Behling, Greici Maia | Schnorr, Samuel Molina
Data
1 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/43263 | 10.14393/ER-v25n2a2018-13
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 506-525 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 506-525 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 506-525 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Educação | Ensino de Ciências | Aprendizagem Contextualizada | Conhecimento Ecológico Local | Educar pela Pesquisa | Education | Science Teaching | Contextualized Learning | Local Ecological Knowledge | EEducation Through Research | Educación | Enseñanza de las ciencias | Aprendizaje contextual | Conocimiento Ecológico Local | Educar por la investigación
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion