-
Lola Akinmade’s intimate project and Muniz Sodré’s concept of communication: possible intersections||El proyecto íntimo de Lola Akinmade y el concepto de comunicación de Muniz Sodré: possibles interseciones||O projeto íntimo de Lola Akinmade e o conceito de comunicação de Muniz Sodré: cruzamentos possíveis
- Voltar
Metadados
Descrição
This text proposes a look at the photographic work “The Intimacy Project” (2015), by photographer Lola Akinmade. In this work, the photographer produces portraits of each person and arranges them in pairs. The portraits have the same framing, although there is a change in the positioning of the camera, which causes a change in the look of the person being photographed. The intention was to think about the work based on Muniz Sodré’s concept of communication. To do this, the photographs are observed from the point of view of the image itself, the working method and the visual montage based on the discussions proposed, respectively, by Soulages, Duguet and Didi- Huberman. It is concluded that the authors of this text, affected by the work, act by looking and perceiving the communicational link that permeates the photographic work placed in dialogue.||Este texto propone reflexionar sobre la obra fotográfica “The Intimacy Project” (2015), de la fotógrafa nigeriana Lola Akinmade. En esta obra, la fotógrafa toma retratos de personas y los organiza en pares. Los retratos tienen el mismo encuadre, aunque haya un cambio en la posición de la cámara, lo que provoca un cambio en la mirada de la persona fotografiada. Se ha estudiado la obra a partir del concepto de comunicación de Muniz Sodré. Para él, se observan las fotografías desde el punto de vista de la propia imagen, el método de trabajo y el montaje visual a partir de las discusiones propuestas, respectivamente, por Soulages, Duguet y Didi-Huberman. Se concluye que los autores de este texto, afectados por la obra, actúan mirando y percibiendo el vínculo comunicacional que permea la obra fotográfica, dispuesta para el diálogo.||Este texto tem como proposta um olhar para a obra fotográfica "The Intimacy Project" (2015), da fotógrafa nigeriana Lola Akinmade. Nessa obra, a fotógrafa produz retratos de cada pessoa e os dispõe em pares. Os retratos têm o mesmo enquadramento, embora haja mudança do posicionamento da câmera, que ocasiona uma mudança no olhar do(a) fotografado(a). Pretendeu-se pensar a obra a partir do conceito de comunicação de Muniz Sodré. Para isso, observam-se as fotografias do ponto de vista da imagem em si, do método de trabalho e da montagem visual com base nas discussões propostas, respectivamente, por Soulages, Duguet e Didi-Huberman. Conclui-se que os autores deste texto, afetados pela obra, agem olhando e percebem o vínculo comunicacional que perpassa a obra fotográfica colocada em diálogo.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vidica, Ana Rita | Reis Araújo, Maurício | de Oliveira Brito Melo, Pollyanna
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/60065 | 10.22409/rmc.v18i3.60065
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mídia e Cotidiano
Fonte
Media and Everyday Life; Vol. 18 No. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 229-246 | Medios y Cotidiano; Vol. 18 Núm. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 229-246 | Mídia e Cotidiano; v. 18 n. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 229-246 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v18i3
Assuntos
Fotografia | Comunicación | Vínculo | Vínculo | Fotografia | Comunicación | Photography | Communication | Link | Link | Photography | Communication | Fotografia | Comunicação | Vínculo | Vínculo | Fotografia | Comunicação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion