-
Man’s skirt as a discourse of power||Saia de homem como discurso de poder
- Voltar
Metadados
Descrição
The subject of this article is fashion consumption, analyzed under an interpretative approach. The goal of the study was to analyze the fashion discourse in a theoretical dialogue with Foucault’s discourse of power and Becker’s sociology of deviance. The methodological course was based on in-depth interviews, followed by speech analysis as well as the capture and analysis of images. Twenty men who wear skirts in their everyday life were interviewed (narrative interviews) and photographed (image analysis). The results found a discourse about the use of skirts by these men as a power discourse which seeks the normalization of this behavior, seen as deviant by the moral entrepreneur, therefore aiming to obtain a choice of fashion identity unattached to social judgment.||O tema desse artigo é o consumo de moda e sua análise é de abordagem interpretativista. O objetivo desse estudo foi analisar o discurso de moda a partir do diálogo teórico com o discurso de poder de Foucault e a sociologia do desvio de Becker (2008). O percurso metodológico foi a realização de entrevistas em profundidade seguidas de análise de discurso, bem como captação e análise de imagens. Foram entrevistados (entrevistas narrativas) e fotografados (análise da imagem) 20 homens que usam saia no seu cotidiano. Os resultados encontrados discutem sobre o uso da saia por esses homens como discurso de poder que busca a normalização do comportamento visto como desviante pelo empreendedor moral e, por conseguinte, objetiva obter a escolha de identidade de moda livre do julgamento social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Miranda, Ana Paula C. | Casotti, Leticia M. | Chevitarese, Leandro P.
Data
27 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/918 | 10.26563/dobras.v12i26.918
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ana Paula C. de Miranda, Leticia M. Casotti, Leandro P. Chevitarese
Fonte
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 12 n. 26 (2019); 150-166 | 2358-0003 | 1982-0313
Assuntos
Fashion. Consumption. Philosophy. Gender. Culture. | Moda. Consumo. Filosofia. Gênero. Cultura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion