Descrição
A possibilidade de distribuição multiplataforma vem trazendo transformações em todas as etapas do processo jornalístico. Mapear esses múltiplos caminhos pode ser um desafio na medida em que envolve rastrear diferentes plataformas, bem como a produção de diferentes atores. Isso porque, para além da notícia, o ambiente digital permite ainda a circulação de comentários, respostas e reações de leitores, em especial através dos espaços disponibilizados pelas redes sociais na internet. Com base nesse cenário, o artigo propõe a realização de análise das estratégias da narrativa transmidiática no jornalismo considerando-se o papel das interações com os públicos nessas ações. Para isso, aplica técnica de análise composta pelo mapeamento dos caminhos da estratégia de narrativa transmidiática de Zero Hora na cobertura da morte de Teori Zavascki que se completa com a verificação das trocas entre os leitores geradas a partir desses caminhos originalmente disponibilizados pelo veículo. Resultados apontam para uma complementaridade entre meios, com diferentes conteúdos circulando nos diferentes pontos de acesso à franquia. As interações dos leitores também diferem em cada espaço, com diferentes graus de contribuição e visibilidade.