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Marketing e Gamificação: estratégias para engajamento, cocriação e personalização
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Metadados
Descrição
The success in the marketing eras 4.0 and 5.0 requires management to have a vision that includes the goal of engaging audiences. Gamification, understood as the application of elements found in games to real-world productive activities, enables the achievement of this primary objective and other secondary goals, such as the implementation of co-creation and personalization strategies, as well as the acquisition of data and information to support marketing strategies. This work aims to demonstrate how gamification, by promoting engagement, co-creation, and personalization, can be a strategy allied with marketing to help organizations achieve their objectives. The development of this work was based on a literature review from books and articles found through searches on the CAPES Periodicals Portal and works by renowned authors in the field of gamification. The results show that gamification is growing in its usage and market size, making it a promising strategy for the implementation of marketing strategies aligned with current market needs.||O sucesso nas eras marketing 4.0 e 5.0 requer das gestões uma visão que inclua o objetivo de obter o engajamento dos públicos. A gamificação, entendida como a aplicação de elementos encontrados em jogos em atividades produtivas na realidade, possibilita alcançar esse objetivo foco e outros secundários, como emprego de estratégias de cocriação e personalização, além da obtenção de dados e informações para basear as estratégias de marketing. Este trabalho visa demonstrar como a gamificação, ao promover o engajamento, a cocriação e a personalização, pode ser uma estratégia aliada ao marketing para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. A elaboração se deu por uma revisão de literatura a partir de livros e artigos encontrados a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES e de obras de autores renomados na área da gamificação. Os resultados mostram que a gamificação vem crescendo na sua utilização e em tamanho de mercado, sendo assim uma estratégia promissora para o emprego de estratégias de marketing que estejam alinhadas com as necessidades mercadológicas atuais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Prandine, Matheus | Americo, Marcos
Data
30 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/671 | 10.59237/multipli.v13i.671
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 FIB - Faculdades Integradas de Bauru | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Multiplicidade; v. 13 (2024): Revista Multiplicidade | 2179-8753 | 10.59237/multipli.v13i
Assuntos
gamificação | marketing | engajamento | cocriação | personalização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion