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Mathematics, body and cultural resistance||Matemáticas, resistencia corporal y cultural||Matemática, corpo e resistência cultural
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Metadados
Descrição
We aimed at with this article to reorganize and to socialize some of our reflections about elaborations and mathematical thought that show in the communities of cultural resistance daily activities -black. For that, we ruled the analysis and the reflection in researchers' registrations, adopted to the program Etnomatemática of academic researches, who in turn, they leaned over on cognitive and affectionate processes that they surface, in these institutions, through the corporeidade; of the word and of the gesture and of the solidary production. It is worth to highlight that the processes and manners are interpreted in this article, as ancestral knowledge with potential of they be incorporate to the school actions adapting them to the particularities of the Brazilian population, with the objective of a meaningful learning, it activates and libertadora that can assist to the perspectives of the Law 10.639/.03.||El objetivo de este artículo es reorganizar y socializar las reflexiones sobre las elaboraciones y el pensamiento matemático que se manifiestan diariamente en las instituciones de resistencia cultural negra. Para este fin, nos basamos en investigaciones afiliadas al programa de Etnomatemáticas, en el cual los investigadores se enfocaron en procesos cognitivos y afectivos que emergen a través de la corporalidad; de palabra y gesto y de producción solidaria. Es de destacar que tales procesos y modos son conocimientos ancestrales y en ellos se reconocen y destacan los vínculos entre el aprendizaje y la enseñanza. Estamos convencidos de que este conocimiento tiene el potencial de ser explotado a través de actitudes y acciones escolares, con el fin de adaptarlos a las particularidades de la población brasileña, con el objetivo de un aprendizaje activo, significativo y liberador que cumpla con las perspectivas de la Ley 10.639 / 03.||Objetivamos com este artigo reorganizar e socializar reflexões acerca de elaborações e pensamento matemático que se manifestam cotidianamente em instituições de resistência cultural - negra. Para tanto, nos pautamos em pesquisas afiliadas ao programa Etnomatemática, nas quais os investigadores se debruçaram sobre processos cognitivos e de afetividade que afloram, por meio da corporeidade; da palavra e do gesto e da produção solidaria. Vale destacar que tais processos e modos são conhecimentos ancestrais e neles são reconhecidos e destacados vínculos entre a aprendizagem e ensino. Estamos convictos que esses conhecimentos têm o potencial de serem exploradas por meio de posturas e ações escolares, de modo adequa-las às particularidades da população brasileira, objetivando uma aprendizagem ativa, significativa, libertadora que atenda as perpectivas da Lei 10.639/03.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, Vanisio Luiz | Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Data
12 de novembro de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/45952 | 10.14393/ER-v25n3a2018-5
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/45952/24578 | 10.14393/ER-v25n3a2018-5
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 3 (set./dez. 2018); 609-629 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 3 (set./dez. 2018); 609-629 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 3 (set./dez. 2018); 609-629 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Corporeidade | Afetividade | Educação Matemática | Etnomatemática | Africanidade | Corporeity | Affectivity | Mathematical Education | Ethnomathematics | Africanity | Corporeality | Afectividad Educación matemática | Etnomatemática | Africanidad
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion