-
Mathematics in heuristic play: a research in day care||A matemática no brincar heurístico: uma pesquisa em creche
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aims to i) identify children's actions/mathematical ideas in the heuristic play of 10 children aged between 13 and 24 months in a day care context and ii) reflect on the role of the adult-educator and heuristic play in the emergence of mathematical ideas in the early years. Adopting a qualitative, interpretative and exploratory approach, this study was based on observation through videographic recording. The results identified children's actions (doing) that reveal mathematical ideas (knowing) in terms of shapes, positions, direction and distance. In this learning process which is heuristic play, the adult-educator observed and listened to the children, modeled behaviors and provided information about the location of objects, accompanying them in their free play. These evidence leads us to infer the heuristic play as a proposal for exploration that enhances the emergence of mathematical ideas and to reflect on the importance of the adult-educator in mathematics education in the early years.||Este trabalho visa i) identificar ações das crianças/ideias matemáticas no brincar heurístico de 10 crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 24 meses em contexto de creche e ii) refletir sobre o papel do adulto-educador e do brincar heurístico na emergência de ideias matemáticas nos primeiros anos. Adotando uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e de índole exploratória, este estudo sustentou-se na observação através do registo videográfico. Os resultados identificaram ações das crianças (fazer) que revelaram ideias matemáticas (saber) ao nível das formas, posições, direção e distância. Neste processo de aprendizagem que é o brincar heurístico, o adulto-educador observou e escutou as crianças, modelou comportamentos e deu informação sobre a localização dos objetos, acompanhando-as nas suas brincadeiras livres. Estas evidências levam-nos a inferir o brincar heurístico como uma proposta de exploração potenciadora da emergência de ideias matemáticas e a refletir sobre a importância do adulto-educador na educação matemática nos primeiros anos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dias, Isabel
Data
8 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/94062 | 10.5007/1980-4512.2024.e94062
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Isabel Dias
Fonte
Zero-a-Seis; v. 26 n. 49 (2024): Demanda Contínua - Zero-a-Seis (Jan./Jun.2024); 303-320 | 1980-4512
Assuntos
Brincar heurístico | Creche | Educação matemática | Matemática | Heuristic play | Day Care | Mathematics education | Mathematics
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion