-
Media music in the theater spectacle Búffalo’s Show||A música-mídia no espetáculo teatral Búffalo’s Show
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is about the compositional process and the sound/musical choicesmade in the assembly of the show Búffalo’s Show, by Cia Folgazões, 2019, Vitória–ES. The piece tells the fictional story of the wild west hero Buffalo Bill. Technical cinematographic procedures from the North American western and the spaghetti western from the 1960s were reused in staging, scenography, lighting, costumes and music. A description will be made of the sound effects that reveal the foley of cinema. The music originally composed for the editing will also be analyzed, as well as its relationship with the music by Ennio Morricone composed for the trilogy of Dollars and Era Once in the West, by filmmaker Sérgio Leone. I intend to demonstrate how the irony presented in the text was dialogically used in the composition of sound effects and music, through orchestration, melodies and harmonic progressions. The objective is to show how the sound-musical elements present themselves as media, whose purpose is to establish a direct and easy way of communication with the spectator, seeking to provoke certain sensations through the codes established by the cultural industry. In addition, it will be shown how the choices and decisions about the sound effects happened and how the transpositions of the musical codes of Morricone to the music of Buffalo’s Show took place.||Este artigo é sobre o processo composicional e as escolhas sonoro/musicaisrealizadas na montagem do espetáculo Búffalo’s Show, da Cia Folgazões, 2019,Vitória–ES. A peça conta a história ficcional do herói do velho oeste, Buffalo Bill.Procedimentos técnicos cinematográficos do faroeste norte-americano e dospaghetti western da década de 1960 foram reutilizados na encenação, cenografia, iluminação, figurino e música. Será feita uma descrição dos efeitos sonoros que revelam o foley do cinema. Também será analisada a música composta originalmente para a montagem e suas relações com a música de Ennio Morricone composta para a trilogia dos dólares e Era uma vez no Oeste, do cineasta Sérgio Leone. Pretendo demonstrar como a ironia apresentada no texto foi dialogicamente aproveitada na composição dos efeitos sonoros e na música, por meio de recursos de orquestração, melodias e progressões harmônicas. O objetivo é mostrar como os elementos sonoro-musicais se apresentam como mídias, cujo propósito é estabelecer uma via direta e fácil de comunicação com o espectador, buscando provocar certas sensações através dos códigos instituídos pela indústria cultural. Além disso, será mostrado como aconteceram as escolhas e decisões sobre os efeitos sonoros e como ocorreram as transposições dos códigos musicais de Morricone para a música de Buffalo’s Show.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sant'Ana, Doriedison Coutinho de
Data
28 de abril de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Fonte
Dramaturgies; No. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 152 - 180 | Dramaturgias; n. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 152 - 180 | 2525-9105 | 10.26512/dramaturgias19
Assuntos
Música | Sons | Mídia | Composição | Music | Sounds | Media | Composition
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion