Descrição
This article proposes a discussion about disinformation, involving gear and methods that contribute to the spread of fake news in the online environment and other phenomena that arise in the wake of the Big Tech business model. It is considered that, with the advancement of Artificial Intelligence, such formats begin to exercise increasing dominance over experiences, narratives and human knowledge, control that can be considered a threat to freedom of expression and the right to information. Faced with this challenge, from a regulatory point of view, the review of standards that place more limits on digital and educational platforms is being evaluated, highlighting the need to expand digital, media and information literacy. The methodology involves bibliographic and documentary review.||Este artículo propone una discusión sobre la desinformación, involucrando equipos y métodos que contribuyen a la difusión de noticias falsas en el entorno en línea y otros fenómenos que surgen a raíz del modelo de negocio de las Big Tech. Se considera que, con el avance de la Inteligencia Artificial, dichos formatos comienzan a ejercer un dominio cada vez mayor sobre las experiencias, las narrativas y el conocimiento humano, control que puede considerarse una amenaza a la libertad de expresión y al derecho a la información. Ante este desafío, desde el punto de vista regulatorio, se evalúa la revisión de estándares que pongan más límites a las plataformas digitales y educativas, destacando la necesidad de ampliar la alfabetización digital, mediática e informacional. La metodología implica revisión bibliográfica y documental.||Este artigo propõe uma discussão sobre desinformação, envolvendo engrenagem e métodos que colaboram para a propagação de fake news no ambiente online e de outros fenômenos que surgem na esteira do modelo de negócios das Big Techs. Considera-se que, com o avanço da Inteligência Artificial, tais formatos passam a exercer um domínio cada vez maior sobre as experiências, as narrativas e o conhecimento humano, controle que pode ser considerado uma ameaça à liberdade de expressão e ao direito à informação. Diante desse desafio, do ponto de vista regulatório, avalia-se a revisão de normas que atribuam mais limites às plataformas digitais e do educacional, destaca-se a necessidade de ampliação do letramento digital, midiático e informacional. A metodologia envolve revisão bibliográfica e documental.