-
MEDICALIZACIÓN Y NEOLIBERALISMO: IMAGINANDO OTROS FUTUROS EN LOS COLEGIOS||MEDICALIZACIÓN Y NEOLIBERALISMO: IMAGINANDO OTROS FUTUROS EN LOS COLEGIOS||MEDICALISATION IN NEOLIBERAL CONTEXTS: IMAGINING OTHER FUTURES IN SCHOOLS
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo propone una visión alternativa a las críticas tradicionales respecto a la medicalización de la infancia y a como esta ocurre en las instituciones escolares. Considerando que los procesos de medicalización deben ser entendidos en relación a otras fuerzas y dinámicas con las cuales interctuan y se co-afecta, se propone que los efectos clasificatorios y de segregación que se desprenden del uso de diagnósticos y psicotecnologías se relaciona, en gran parte, a la adopción de estas categorías y tecnologías por un modelo educacional regido por lógicas de competencia y responsabilización. Para explorar otros devenires posibles de la medicalización, se analiza un caso en donde esta es puestas en juego en relación a otras dinámicas.
||
Este artigo propõe uma visão alternativa às críticas tradicionais a respeito da medicalização da infância e a como esta ocorre nas instituições escolares. Considerando que os processos de medicalização devem ser entendidos em relação a outras forças e dinâmicas com as quais interagem e se co-afetam, propõe-se que os efeitos classificatórios e de segregação que se desprendem do uso de diagnósticos e psicotecnologias se relaciona, em grande parte, à adoção destas categorias e tecnologias por um modelo educacional regido por lógicas de competência e responsabilização. Para explorar outros devires possíveis da medicalização, se analisa um caso no qual esta é posta em jogo em relação a outras dinâmicas.
||
This article advances an alternative to traditional approaches to the medicalization of childhood in the school setting. Considering that processes of medicalization must be understood in relation to other forces and dynamics set in motion with which they interact and mutually affect each other, this article advances the idea that the use of diagnoses and psychotechnologies for purposes of classification and segregation are, to a large extent, linked to their implementation by an educational model ruled by principles of competition and accountability. To explore other potential unfoldings of medicalisation, I analyse a case where medicalisation processes enter the arena but concerning other dynamics and forces.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Navarro, Sebastián Rojas
Data
4 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5867 | 10.22481/praxisedu.v15i36.5867
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 245-264 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 245-264 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 245-264 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Instituição Escolar | Medicalização | Psicotecnologias | Institución escolar | Medicalización | Psicotecnologías | Academic institutions | Medicalization | Psychotechnologies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion