-
Medieval hybrids beings:: the arpies figural revelation in the Commedia by Dante Alighieri||Seres híbridos medievais:: a revelação figural das harpias na Commedia de Dante
- Voltar
Metadados
Descrição
The medieval imaginary is full of ancient mythological elements that were aggregated by thought due to resistance and the inheritance movement linked to their presence. Dante’s Commedia has such past presentification tied to the mental image and thus present in the medieval imaginary. The allegorical presence of the hybrid beings or guardians of Dante’s Inferno, the first part of the work, is made according to the intertextuality of the latin poets who were Dante’s autoritas. However, the poet was also inserted in the context in which animals and hybrids referred to vestiges of divine presences associated with human behavior, as signs of its postmortem figuration or the way divine justice was organized. The aim of this paper is to investigate the figural revelation of harpies presented in the second level of the seventh circle of hell described in Commedia: Inferno, as punichers of the souls of suicides. The analysis will focus on the presence of ancient poets as pre-figuration, on Dante’s poetic figuration and on the medieval imaginary, as in the case with their presence in sculpures and bestiaries.||O imaginário medieval é cheio de elementos mitológicos antigos que foram agregados pelo pensamento, seja devido à resistência, seja devido ao movimento de herança atrelado às suas presenças. A Commedia de Dante possui presentificações do passado atrelados à imagem mental e, portanto, presentes no imaginário medieval. A presença alegórica dos seres híbridos ou guardiões do Inferno, primeira parte da obra, é realizada de acordo com a intertextualidade dos poetas latinos que foram autorictas de Dante. Porém, o poeta também estava inserido no contexto em que os animais e híbridos remetiam aos vestígios de presenças divinas associadas ao comportamento humano, enquanto sinais da sua figuração no pós-morte ou da forma como a justiça divina se organizava. O intuito deste artigo é investigar a revelação figural das harpias presentificadas no segundo giro do sétimo círculo do inferno descrito na Commedia: Inferno, enquanto punidoras das almas dos suicidas. A análise se concentra na presença dos poetas antigos enquanto pré-figuração, na figuração poética de Dante e no imaginário medieval, como é o caso de suas presenças em esculturas e em bestiários.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Daniel Lula
Data
16 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/48112 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.48112
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Daniel Lula Costa
Fonte
Saeculum; Sæculum (nº 42 - jan./jun. 2020); 207-221 | Saeculum; Sæculum (nº 42 - jan./jun. 2020); 207-221 | Saeculum; Sæculum (nº 42 - jan./jun. 2020); 207-221 | Saeculum; Sæculum (nº 42 - jan./jun. 2020); 207-221 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
Harpies | Commedia | Presence | Harpias | Commedia | Presença
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion