-
MELANCOLIA EM ANTÓNIO DACOSTA, COMO REFLEXO DE UM MODO DE SER E DE ESTAR AÇORIANO
- Voltar
Metadados
Descrição
Although the feeling of melancholy is universal and accompanies humanity, from the moment man has the capacity to think about life and death, this feeling cannot be in any way disconnected from the climate and geography in which the individual is inserted. In fact, Vitorino Nemésio sets the tone when he says that we are a bit of history as well as geography. In this sense, melancholy is configured as an ambiguous way of being that starts from the individual's inner world and from the outer world influencing and interconnecting with each other. Its expression is evidenced through a desolate mood, a discomfort that the individual wants to banish. Even in this contradiction of existence and at the same time of exclusion, melancholy is also configured as an experience and even as a way of being and being. In the case we intend to analyze, it is related to the work of António Dacosta and to a specific painting whose title Melancolia, refers us to this reflection of climate, of geography and the external elements of space and time, influencers of a way of being and being, more or less exacerbated, but always in intermediate states of melancholy. This article is developed from an insular geographical context to a particular example. The conclusion we reached is that the climate is strongly influencing a state of mind and, therefore, the contribution of this study to the theme in question is due to the question whether climate and the Azorean Island geography are allies of the feeling of melancholy in the creative actors.||Aunque el sentimiento de melancolía es universal y acompaña a la humanidad, desde el momento en que el hombre tiene la capacidad de pensar en la vida y en la muerte, este sentimiento no puede desconectarse en modo alguno del clima y la geografía en la que el individuo está inserto. De hecho, Vitorino Nemésio marca la pauta cuando dice que somos un poco de historia además de geografía. En este sentido, la melancolía se configura como una forma ambigua de ser que parte del mundo interior del individuo y del mundo exterior influyendo e interconectándose entre sí. Su expresión se evidencia a través de un estado de ánimo desolado, un malestar que el individuo quiere desterrar. Incluso en esta contradicción de existencia y al mismo tiempo de exclusión, la melancolía también se configura como experiencia e incluso como modo de ser y ser. En el caso que pretendemos analizar, se relaciona con la obra de António Dacosta y con una pintura concreta cuyo título Melancolía, nos remite a esta reflexión del clima, de la geografia y los elementos externos del espacio y el tiempo, influenciadores de una forma de ser y de ser, más o menos exacerbada, pero siempre en estados intermedios de melancolía. Este artículo se desarrolla desde un contexto geográfico insular, hasta un ejemplo particular. La conclusión a la que llegamos es que el clima está influyendo fuertemente en un estado de ánimo y, por lo tanto, la contribución de este estudio al tema en cuestión se debe a la pregunta de si el clima y la geografía insular de las Azores son aliados del sentimiento de melancolía en los actores creativos.||Apesar de o sentimento de melancolia ser universal e que acompanha a humanidade, a partir do momento em que o homem tem capacidade de pensar a vida e a morte, este sentimento não pode estar, de forma alguma, desligado do clima e da geografia em que o indivíduo se insere. Aliás, Vitorino Nemésio dá o mote, quando tem a plena convicção que somos um tanto de história, como de geografia. Nesse sentido, melancolia configura-se como um modo de estar ambíguo que parte do mundo interior do individuo e do mundo exterior, influenciando-se e interligando-se mutuamente. A sua expressão é evidenciada através de um estado de humor desolado, incómodo que o indivíduo pretende banir. Mesmo nesta contradição de existência e ao mesmo tempo de exclusão, melancolia configura-se também como uma vivência e até mesmo, como um modo de ser e de estar. No caso que pretendemos analisar, prende-se com a obra de António Dacosta e com uma pintura específica cujo título Melancolia, nos remete para essa reflexão do clima, da geografia e dos elementos externos de espaço e de tempo, influenciadores de um modo de ser e de estar, mais ou menos exacerbados, mas sempre em estados intermédios de melancolia. O presente artigo desenvolve-se partindo de um contexto geográfico insular, para um exemplo particular. A conclusão a que chegamos é que o clima é fortemente influenciador de um estado de espírito e, portanto, contribuição deste estudo para o tema em questão deve-se ao questionamento se clima e a geografia insular açoriana são aliadas do sentimento de melancolia nos intervenientes criativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Melo, Assunção
Data
27 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/9156 | 10.33871/sensorium.2024.11.9156
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-8 | Art&Sensorium; v. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-8 | Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-8 | 2358-0437
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion