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Memes as a Proposition of Authorship, Interlocution and Collaboration on a Network||Los Memes como Propuesta de Autoría, Interlocución y Colaboración en Red ||Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede
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Metadados
Descrição
In this article, inspired by research carried out at a public university and discussions in our research groups, we aim to understand how memes enhance authorship, dialogue and collaboration about social, political and cultural relations in online education. For this, we adopted as a methodology the bricolage of cyber-research-training (Santos, 2019) to multi-referentiality (Ardoino, 1998) and the approach of research with everyday life (Certeau, 2013), which led to the emergence of authorial narratives - textual, sound and imagery, in different formats and languages, in the critical production of memes aimed at students' practices, revealing their dilemmas and promoting new contexts of meaningful learning.||En este artículo, inspirado en investigaciones realizadas en una universidad pública y discusiones en nuestros grupos de investigación, pretendemos comprender cómo los memes potencian la autoría, el diálogo y la colaboración sobre las relaciones sociales, políticas y culturales en la educación en línea. Para ello, adoptamos como metodología el bricolaje de la ciberinvestigación-formación (Santos, 2019) a la multirreferencialidad (Ardoino, 1998) y el abordaje de la investigación con la cotidianidad (Certeau, 2013), lo que propició el surgimiento de narrativas autorales - textuales, sonoras e imaginarias, en diferentes formatos y lenguajes, en la producción crítica de memes dirigidos a las prácticas de los estudiantes, revelando sus dilemas y promoviendo nuevos contextos de aprendizaje significativo.||Neste artigo, inspirado em pesquisa realizada em uma universidade pública e em discussões em nossos grupos de pesquisa, objetivamos compreender como os memes potencializam autorias, interlocuções e colaborações acerca das relações sociais, políticas e culturais, na educação online. Para isso, adotamos como metodologia a bricolagem da ciberpesquisa-formação (Santos, 2019) à multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e à abordagem das pesquisas com os cotidianos (Certeau, 2013), o que propiciou a emergência de narrativas autorais - textuais, sonoras e imagéticas, em diferentes formatos e linguagens, na produção crítica de memes voltados às práticas dos alunos, reveladora de seus dilemas e promotora de novos contextos de aprendizagem significativa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Wallace Carriço de | Santos, Rosemary dos | Amaral, Mirian
Data
9 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57338 | 10.23925/1809-3876.2024v22e57338
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57338 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57338 | 1809-3876
Assuntos
social networks | memes | methodological bricolage | authorial narratives | multi (letters) | redes sociales | memes | bricolaje metodológico | narraciones autorales | multi (alfabetización) | redes sociais | memes | bricolagem metodológica | narrativas autorais | multi (letramentos)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion