Descrição
This paper presents an interpretation of the theme of transcendence in With my dog eyes, by Hilda Hilst, considering it as an example of the poetic disposition of her work. Such reading is based on Giorgio Agamben’s understanding of transcendence as an experimentum linguae, i.e., a poetic experience with language. We assume here that the character Amós Kéres, poet and mathematician, symbolizes the figure of the romantic writer in search of the originality of his writing. By narrating Amós’ experience of a profound existential tedium – in dialogue with Goethe’s Faust – Hilda Hilst presents the creative process (poiesis) as an experience formally identical to a philosopher’s experience when confronting nothingness.||O presente artigo apresenta uma leitura do tema da transcendência em Com meus olhos de cão, de Hilda Hilst, entendendo-a como um exemplo da configuração metapoética da obra da autora. Tal leitura se baseia na interpretação de Agamben da transcendência enquanto um experimentum linguae, ou seja, uma experiência poética com a linguagem. Assim, pretende-se mostrar de que forma o personagem Amós Kéres, poeta e matemático, simboliza a figura do escritor romântico em busca da originalidade de sua escrita. Narrando o embate de Amós com a experiência de um profundo tédio existencial – em diálogo com o Fausto, de Goethe – Hilda Hilst apresenta o processo de criação (poiésis) como uma experiência formalmente idêntica à do filósofo diante do nada.