Descrição
A televisão que narra a si mesma, na acentuação das práticas da neotevê, assinaladas por Eco, coloca em relevo seus processos mediadores, como se a realidade a ser apreendida pelos espectadores fosse justamente aquela referente à interioridade do meio de comunicação. Este artigo pretende, a partir de noções de transparência e opacidade midiáticas, refletir sobre os sentidos dessas operações de metalinguagem, presentes em diversos âmbitos da programação. Analisam-se, principalmente, as estratégias de enunciação dos programas Profissão repórter e Cena aberta que, com atitude especular, revelam, em contexto de midiatização, o fascínio pela mediação televisiva.||The television that narrates itself, as an intensification of neotv skills, pointed out by Eco, emphasizes their mediation processes, as the reality to be apprehended by the spectators was that of the medium’s inner side. Considering the notions of media transparency and opacity, this article aims at analyzing the meanings of this metalanguage acts present in many levels of the programming. This text examines closely the enunciation strategies of two programs: Profissão reporter and Cena aberta, which specular attitude reveals, in the media culture, the fascination by television mediation.