Descrição
Este trabalho apresenta uma investigação que buscou problematizar a iniciação científica (IC) que cada vez mais precocemente passa a ser endereçada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Esse objetivo desdobrou-se nas seguintes questões de pesquisa: as crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, são assujeitadas à racionalidade moderna, em que a ciência ocupa um lugar privilegiado entre os saberes? De que forma isso ocorre? O referencial teórico em que se apoiou a pesquisa situa-se em uma abordagem pós-metafísica,
especialmente nas teorizações de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa foi composto por pôsteres apresentados no Salão UFRGS Jovem, regulamentos do evento, anotações de observações em diário de campo e um livro sobre metodologia científica para diferentes públicos. A metodologia de pesquisa utilizada situa-se na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Entre os resultados obtidos na pesquisa, observou-se que: a) a implementação precoce da IC visa à formação de sujeitos cujos interesses voltem-se para as carreiras científicas; e b) a IC desejável a ser implementada nas escolas de educação básica presta-se a treinar, educar e exercitar cada parte do corpo de potenciais candidatos a carreiras científicas, apesar de o material de pesquisa muitas vezes descrever a IC como uma forma de desenvolver a criatividade ou o pensar cientificamente como um pensar livre.