-
Metodologia de projetos e atividades educomunicativas na formação do professor||Project methodology and educommunicative practices in teacher training
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo tem por objetivo avaliar a contribuição de um projeto de práticas educomunicativas, inseridas nos campos da comunicação e educação, no processo de formação do docente. Auxiliando estudantes de jornalismo em seu contato com a realidade social, nesta pesquisa de caráter qualitativo e método pesquisa-formação, realizou-se atualização curricular a partir da implantação de uma nova disciplina, modelada segundo a metodologia de projetos, favorecendo a relação orgânica entre atividades de pesquisa e ensino. Dos resultados encontrados é possível afirmar que, na perspectiva do desenvolvimento de novas metodologias de ensino, o planejamento e a ação que envolve professores, estudantes e comunidade contribuem para a prática educativa que incentiva o compromisso com a transformação social.||This study aims to evaluate the contribution of a project of educommu¬nication practices inserted in the fields of communication and education, for the teacher training process. By helping journalism students in their contact with the social reality, in this qualitative study and research-training method, a curricular update was performed with the imple-mentation of a new discipline, modeled according to the project methodology, favoring an organic relationship between research and teaching activities. Based on the results of this study, and in the perspective of the development of new teaching methodologies, planning and action involving teachers, students, and community contribute to educational practices that encourage the commitment to social transformation.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Souza, Suyanne Tolentino
Data
7 de junho de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/141024 | 10.11606/issn.2316-9125.v23i1p93-106
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 93-106 | Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 1 (2018): Fake democracy, journalism and educommunication; 93-106 | Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 93-106 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
educomunicação | metodologia de projetos | pesquisa-formação | graduação | jornalismo | Metodologia de Projetos em atividades educomunicativas | educommunication | project methodology | research-training | graduation | journalism
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion