Descrição
Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, David Bowie se tornou um dos artistas mais representativos da cultura pop. Uma das características marcantes na sua performance enquanto artista pop é a construção de personagens que, por vezes, parecem tomar o lugar do músico, funcionando quase como uma máscara. Entendendo os veículos de comunicação como oportunidades para “intervenção estratégica” e a importância da mediação tecnológica na construção da performance, meu objetivo é entender como o álbum de música, principalmente, entendido como formato cultural, entra nesse processo a partir de três personagens criados por Bowie: Ziggy Stardust, do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, o Thin White Duke, presente em Station to Station e Nathan Adler, personagem principal da trama de 1. Outside.Palavras-chave: performance, álbum de música, David Bowie.||In over forty years David Bowie became one of the most remarkable artists in pop culture. A noteworthy characteristic in his construction as a pop artist is the creation of characters that sometimes seem to take the musician’s place, working almost as a mask. Seeing media as sites for “strategic intervention” and the importance of technological mediation in the construction of a performance, my goal in this article is to understand how the music album as a cultural form is embedded in these processes through the presentation and discussion of three of the characters Bowie created: Ziggy Stardust, from The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, the Thin White Duke, present in Station to Station and Nathan Adler, the main character in 1. Outside’s plot.Keywords: performance, music album, David Bowie.