Descrição
No campo da produção audiovisual, a marca autoral de um diretor é elemento importante para dar singularidade à obra. O presente artigo observa a telenovela Meu Pedacinho de Chão e como a direção de Luiz Fernando Carvalho se faz perceptível por meio de elementos que dão forma à sua autoralidade. Destaca-se, por exemplo, a estilística pós-moderna já utilizada em outras obras do diretor, presente na colagem transtextual de referências e no antinaturalismo de cenários e figurinos. Parte-se do princípio que a complexidade de sua obra só é possível a partir da sua forma de organizar a equipe de produção – algo muito próximo do conceito de rizoma apresentado por Deleuze e Guattari. Espera-se, assim, que esta produção seja um exemplo ou prenúncio de uma possível nova era para a telenovela brasileira.||In the audiovisual production field, a director’s authorial work is animportant element of singularity in the final product. This article analyses thetelenovela Meu Pedacinho de Chão and how Luiz Fernando Carvalho’s directionbecomes noticeable through the elements shaping his authorial style. Forexample, the postmodern stylistic already used by Carvalho in other plays is alsopresent on this production, through transtextual collage of references and theanti-naturalism feature of sets and costumes. We assume that the complexityof his work is just possible because of his way to organize a production team,something very close to the rhizome concept as defined by Deleuze and Guattari.Therefore, we expect this production be an example for a possible new age to theBrazilian soup opera.