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Mídias, música e escola: práticas musicais e representações sociais de crianças de 9 a 11 anos
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Metadados
Descrição
O presente trabalho resulta de pesquisa realizada com crianças de 9 a 11 anos, objetivandocompreender as representações que elas constroem a partir do consumo e da fruição de músicasveiculadas pela mídia e o gosto musical decorrente. As considerações apresentadas estão embasadasem questionários, entrevistas, observações em sala de aula, além de propostas de apreciação demúsicas e programas midiáticos. As análises ancoram-se em estudos sobre representações sociais,especialmente de Moscovici e nos conceitos de habitus e poder simbólico em Bourdieu. Asrepresentações que emergiram das análises revelam o processo de socialização a que são submetidasas crianças. O trabalho aponta para a constatação do caráter pedagógico da mídia, que “ensina” papéissociais carregados de significados produzidos também pelos habitus incorporados e manifestos nessasrepresentações. Nesse contexto, este trabalho reflete sobre a necessidade da escola de reavaliar oseu papel na perspectiva da educação para e com a mídia.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Subtil, Maria José Dozza; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Data
23 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 13, n. 13 (2005)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion