Descrição
O presente artigo, apresenta um recorte de uma dissertação sobre os mini casos de ensino associados as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nesse sentido, apresentamos situações problemas no intuito de aproximar os saberes escolares com a realidade na qual o aluno vive, contextualizando o ensino nas aulas de Ciências, tendo como referência os mini casos de ensino atrelados as TDIC com a participação de alunos do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres. Metodologicamente, abrange tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, os quais estão diretamente relacionados aos objetivos estabelecidos. Valorizamos a inclusão de ambas as abordagens na pesquisa, pois isso nos permite realizar uma análise abrangente dos resultados. Assim, foi traçado como objetivo geral investigar a utilização de mini casos associados a tecnologias digitais de informação e comunicação enquanto recursos didáticos no processo de ensino em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, participação nas atividades e no formulário online, sendo relevantes para contabilizar o desenvolvimento individual e em grupo. Por fim, os resultados da pesquisa indicaram que a utilização de mini casos em conjunto com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação promove a formação de indivíduos ativos e participativos, que compreendem o conhecimento em sua totalidade, em vez de uma abordagem fragmentada.